O Rodobank, plataforma de serviços financeiros voltada ao mercado de transporte rodoviário de cargas, agora faz parte do grupo FitBank, infratech especializada em soluções de Banking as a Service (BaaS). A expectativa é de que, até o final do ano, com as ferramentas do FitBank, o Rodobank dobre sua base de clientes, com um crescimento de 60% no volume de recursos movimentados, chegando a um processamento anual de R$ 3,5 bilhões.
O FitBank é a única plataforma de BaaS nativa em nuvem integrada ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). Hoje ele processa R$ 15 bilhões por mês e já está operando no México e na América Central, o que também abre as portas para o Rodobank atuar no mercado internacional de transporte rodoviário de cargas.
"Estamos entusiasmados em integrar ainda mais as soluções do FitBank com a expertise do Rodobank em pagamentos e serviços para o transporte rodoviário de cargas. Vamos ganhar muito em escala. Já dobramos nosso pessoal de engenharia (produtos e TI) e temos certeza de que iremos proporcionar ainda mais valor aos nossos clientes e parceiros", afirma Rafael Fridman, CEO do Rodobank. "A aquisição do Rodobank é um passo estratégico em nossa visão de longo prazo", afirma Otavio Farah, CEO da FitBank.
Linha de custo trocada por receita
A Rodobank atua junto a transportadoras, embarcadores, indústrias e postos de combustíveis. A plataforma desenvolve e oferece soluções escaláveis, modulares e white label voltadas aos pagamentos e serviços do mercado de transporte rodoviário de cargas.
"Nossa solução habilita uma nova linha de negócio para nossos clientes, possibilitando que os custos em aquisição de caminhoneiros e gestão de pagamento se torne uma nova linha de receita", afirma Rafael Fridman.
Ferramentas com a cara do cliente
Ao contratar o Rodobank, a transportadora, indústria ou posto, podem, por exemplo, pagar diretamente o frete ou troco na conta do motorista usando ferramentas de customização. A empresa vai definir, via plataforma, as aplicações de benefícios, descontos aos seus contratados, formas de pagamento e canais de comunicação com eles, como uso de um aplicativo no celular, whatsapp ou sms. "Cada cliente define a jornada ideal para cada tipo de solução ou operação. O Rodobank tem capacidade de se adaptar 100% à dor que nosso cliente apresenta", diz Fridman.
Para os caminhoneiros, a plataforma permite a oferta de conta digital completa, com app de celular, PIX, pagamento de contas, cartão e extratos, por exemplo. No mesmo app, ele ainda monitora as viagens que faz, os saldos de frete/troco que recebeu e o dinheiro depositado para pagar as despesas que teve ao longo da viagem.