A Nimbi anuncia que fechou um acordo com a Áliant, empresa do grupo ICTS especializada em avaliação de risco de empresas com base em diversas consultas públicas, a fim de apoiar as empresas a avaliarem seus próprios riscos e também dos seus fornecedores de negócios. Os critérios de risco avaliados por ela vão desde financeiro, fiscal, reputacional, trabalhista, ambiental, corrupção e criminal.
O negócio permite à Nimbi oferecer relatórios de risco preparados pela Áliant para empresas atuantes no território nacional. “Cada empresa pode comprar o seu próprio relatório ou de seus parceiros de negócios. Nosso objetivo é facilitar o dia a dia das empresas que transacionam na plataforma Nimbi. Além disso, a análise de risco é realizada para mitigar eventuais impactos negativos ao negócio causados por erros, fraudes, problemas técnicos e ou imprevistos de qualquer ordem”, explica a CEO da Nimbi, Carolina Cabral.
Segundo a executiva, na prática, o acordo consiste em mapear ameaças que podem comprometer o bom desempenho de qualquer compra e, a partir das informações obtidas, tomar as decisões mais assertivas. “Os riscos estão presentes em todas as ações empresariais que exigem interações com outras empresas. Portanto, ignorá-los equivale a fechar os olhos para a realidade.”
Com o acordo junto à com a Áliant, a Nimbi afirma que passa a oferecer dois modelos de relatório, o Básico, que contempla risco financeiro, fiscal, reputacional e trabalhista, e o Avançado, que traz os riscos do relatório básico somados aos riscos ambientais, corrupção e criminal.
Carolina lembra que, para ter o relatório disponível, não será necessária nenhuma configuração, uma vez que o novo submenu do Certifica “Gestão de Risco” já estará preparado para todas as empresas do marketplace.
“A tecnologia entra em cena para otimizar o setor de prevenção de fraudes e compliance. Afinal, as soluções digitais diminuem o tempo de busca e de interpretação dos dados, além de reduzir as chances de análises equivocadas. Mais uma vez, a Nimbi mostra seu comprometimento com seus clientes e traz uma solução importante para que suas operações de compras sejam cada vez mais seguras”, pontua a CEO da Nimbi.