A VaiFacil, empresa de logística carbono neutro focada em soluções sustentáveis para e-commerce que atua no Rio de Janeiro e em São Paulo, planeja iniciar rodadas de investimento e expandir este ano o negócio para Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília. Além disso, a companhia anuncia que lançará, em breve, um projeto piloto de logística reversa sustentável customizado para uma grande varejista e, até o final de 2022, um produto para o mercado de e-commerce, em acordo firmado com uma Greentech.
O CEO da VaiFacil, Humberto Bahia, conta que em 2020, a companhia quadruplicou seu faturamento e, no ano passado, registrou um crescimento orgânico de 90%. O executivo condiciona esse cenário positivo à ampliação da presença em clientes que enxergam os valores agregados dos seus serviços e à chegada de outras empresas, como o Grupo Arezzo e a Casa & Vídeo. Outro movimento recente realizado pela empresa foi o acordo de last mile firmada com a Luft, que trouxe clientes como a Facily, aplicativo de compras coletivas.
A VaiFacil afirma que foi pioneira em cobrir áreas de riscos do Rio de Janeiro, com o acordo e qualificação de motoristas da região. “Escolhemos iniciar nossa operação pelo Rio para solucionar um dos maiores desafios locais enfrentados pelas empresas dedicadas ao last mile, driblar os problemas de infraestrutura e segurança pública para garantir que todos os cariocas recebam sua compra on-line onde quer que eles estejam. Feito isso, consideramos nossa operação extremamente sólida para expandir para outras regiões. E é isso o que faremos esse ano”, diz Bahia.
Somente na região metropolitana do Rio de Janeiro, a VaiFacil anuncia que realiza, em média, 100 mil entregas por mês.
“Não somos simplesmente uma empresa de entregas. Somos uma startup de logística mais sustentável para e-commerce que segue a lógica da economia circular para a cadeia do last mile. Temos o propósito de gerar impacto positivo para as empresas, para a sociedade e para o planeta, fortalecendo a experiência entre marcas e consumidores. No ano passado, iniciamos nosso programa de ESG, desenvolvido para tangibilizar as ações ESG de nossos clientes, tornando público e rastreável para o consumidor. Hoje, toda a emissão de carbono gerada pelas nossas entregas é neutralizada”, garante o CEO da VaiFacil.
Bahia também lembra que a empresa recebeu o Selo CO2 Neutro e está em processo de certificação pelo Sistema B. “Além disso, promovemos a inclusão social trabalhando com entregadores exclusivos que residem próximos às nossas bases de coleta. Todos recebem qualificação e podem contar com uma renda mensal programada.”
Atualmente, são mais de 1.000 entregadores, entre motoristas de carros, motos, caminhonetes, bikers e entregadores a pé.
Fundada há seis anos, a empresa desenvolveu tecnologia própria para oferecer serviços de last mile de entregas expressas, de forma sustentável e socialmente inclusiva, com a neutralização de CO2 emitido durante toda a operação e geração de emprego para a comunidade local. A empresa também mantém um XD, local por onde as mercadorias passam sem precisar de armazenagem, que segue a lógica da economia circular.