A Lalamove, plataforma online de soluções em entregas que conecta usuários e empresas a motoristas, revela que fechou um acordo direcionado para pequenas e médias empresas (PMEs) com a Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 90 mil lojas.
De acordo com as companhias, o objetivo é promover mais eficiência para os processos logísticos dos e-commerces, visando às entregas super expressas – em até duas horas –, com foco maior em capitais e regiões metropolitanas.
As entregas feitas por aplicativos estão aumentando nos últimos tempos, porque as PMEs estão diversificando a logística dos seus e-commerces e investindo em entrega rápida, principalmente em datas importantes para o comércio. Segundo dados disponibilizados pela Nuvemshop, houve um crescimento no percentual de envios realizados por aplicativos de entrega no último ano, que partiu de 27,5% (no primeiro trimestre do ano) para 39,3% (no último trimestre).
“Esses dados apontam uma mudança nos hábitos dos lojistas e consumidores, que passaram a demandar serviços de transporte mais rápidos. Com isso, no mesmo período, também observamos uma diminuição de 30% nos envios realizados por serviços tradicionais de entrega. Essa é uma tendência que deve continuar forte neste ano”, aponta o gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, Luiz Natal.
Já o diretor Regional Latam da Lalamove, Albert Go, afirma que a ação não poderia ter vindo em melhor hora. “Trata-se de uma união estratégica entre negócios. A integração trará inúmeros benefícios para os parceiros a curto e longo prazos. Agora, os lojistas poderão contar com a expertise da Lalamove e garantir qualidade e eficiência para os processos logísticos de seus negócios.”
A Lalamove conta atualmente com cerca de 100 mil usuários e mais de 40 mil motoristas cadastrados, que realizam em média 50 mil entregas diárias, em serviços promovidos por carretos, utilitários, SUVs, minivans e motos.
Segundo as empresas, um dos principais benefícios com o negócio é a experiência do cliente, que contará com uma forma de envio rápida e eficaz, além de um valor de frete condizente a cada região, de acordo com a cobertura oferecida. A integração chega para atender, ainda, as demandas dos clientes, visto que condições como prazos de entrega muito longos influenciam no abandono do carrinho de compras.
A Nuvemshop reforça que por meio dessa nova integração amplia a gama de serviços focados em logística para o e-commerce, especialmente em entrega expressa. “Reforçamos o DNA de plataforma aberta da empresa, integrando ao ecossistema novos parceiros para oferecermos diversas ferramentas e tecnologias que facilitam a gestão e o dia a dia do negócio online. Com a Lalamove, investimos em uma integração para entrega expressa, que faz muita diferença para segmentos como alimentos e outros produtos mais perecíveis. Nosso objetivo é construir o maior ecossistema de e-commerce da América Latina e apoiar todos os tipos e tamanhos de empresas e PMEs", afirma Natal.
Integração
A integração é feita por meio de um plugin da Lalamove disponível diretamente na plataforma da Nuvemshop, onde o lojista consegue fazer o download dessa extensão para utilizar o serviço. Caso ainda não seja cadastrado, a Lalamove entrará em contato com o lojista para efetuar o cadastro.
Para utilizar o serviço, o comerciante deve abrir uma solicitação de transporte com a Lalamove, feito isso, será analisado o tamanho da entrega e o melhor veículo (caminhão/carro/moto), para atender a demanda, já com as especificações de valor apresentadas. A partir da confirmação pelo motorista, é gerado o código de rastreio, além de ser possível acompanhar em tempo real o trajeto da encomenda.
Caso não haja a confirmação para o transporte, serão feitas até três tentativas (pelo próprio app da integração), para encontrar um veículo disponível para realizar a entrega. Se a situação persistir, será necessário realizar uma nova solicitação.