O Mercado Livre anunciou a aquisição total da Kangu, plataforma brasileira que conecta e-commerces, transportadoras e pontos de coleta com operação no Brasil, na Colômbia e no México. As empresas já atuavam em parceria e o Mercado Livre possuía participação societária na Kangu desde o ano passado. A conclusão da operação aguarda a aprovação das autoridades de defesa da concorrência.
De acordo com o próprio Mercado Livre, a aquisição da totalidade da empresa faz parte de sua estratégia de negócios, que inclui investir cada vez mais na malha logística para garantir eficiência aos vendedores e entregas mais rápidas, expandindo a capacidade do Mercado Envios, seu braço logístico. No segundo trimestre, a unidade de negócios enviou mais de 230,5 milhões de itens, aumento de 46,4% em relação ao mesmo período de 2020.
Atualmente, mais de 40 mil vendedores usam a rede da Kangu nos três países onde a empresa atua, que somam mais de 5 mil pontos de coleta e entrega, sendo mais da metade deles no Brasil. A empresa presta serviço para diversas companhias, dentre elas o Mercado Livre, conectando vendedores de e-commerce à sua rede de lojas de bairro parceiras, como petshops, papelarias dentre outros pequenos comércios que atuam como pontos de coleta, onde os vendedores podem deixar os seus produtos para envio ao consumidor, ou pontos de entrega, onde compradores podem buscar suas encomendas.
“A Kangu já exerce um papel importante em nosso ecossistema, conectando compradores e vendedores do Mercado Livre em mais de 5 mil pontos. A transação vai trazer ainda mais eficiência e capilaridade à nossa operação, que trabalha diariamente para levar a entrega mais rápida ao consumidor brasileiro”, destaca Renato Pereira, diretor de Novos Negócios do Mercado Livre. “Durante a pandemia, quando o volume de pedidos aumentou, a rede auxiliar fornecida pela Kangu foi muito importante para complementar a eficiência da nossa entrega”.
“Desenvolvemos soluções internamente, ao mesmo tempo em que buscamos parceiros e oportunidades para democratizar o comércio eletrônico e reduzir ainda mais o tempo das nossas entregas”, afirma Leandro Bassoi, vice-presidente de Logística do Mercado Livre para a América Latina. Atualmente, a empresa realiza entregas em até um dia para 2.100 cidades do Brasil, além de entregas no mesmo dia para dezenas de localidades. “Além da sinergia logística, a Kangu aporta ainda mais sustentabilidade à operação, oferecendo alternativas que reduzem o tráfego de veículos e as emissões, assim como amplia nosso impacto social, gerando renda para pequenos lojistas que integram sua rede”, completa Bassoi.
Em 2020, a receita da Kangu cresceu mais de 100 vezes na comparação com o ano anterior. O modelo de negócio da empresa inclui, além dos serviços de pontos de coleta e entrega, o transporte de produtos com o apoio de parceiros externos e a logística reversa. O investimento tecnológico, sobretudo na gestão inteligente de dados, permitiu à Kangu otimizar as entregas e oferecer serviços complementares.
“A parceria com o Mercado Livre impulsionou o rápido desenvolvimento da nossa operação nos últimos anos, que seguirá crescendo ainda mais para atender nossos atuais e futuros clientes”, ressalta Marcelo Guarnieri, co-CEO e fundador da Kangu. “Somente no Brasil, onde já operamos 2,6 mil pontos e cinco cross-dockings próprios, devemos saltar para 3.500 pontos e 13 cross-dockings da Kangu até dezembro”.
A gestão da Kangu continuará de forma independente, sob a liderança dos atuais CEOs, seguindo sua estratégia para conquistar novos vendedores de e-commerce, que demandam soluções eficientes para coleta, entrega e logística reversa. “O crescimento do market share da Kangu é resultado, sobretudo, do impacto positivo que geramos na cadeia. Seguiremos atendendo o Mercado Livre e outras empresas, assim como desenvolvendo novos serviços para o mercado”, enfatiza Ricardo Araújo, co-CEO e fundador da Kangu.