A VTex, multinacional brasileira de tecnologia que conta com uma plataforma de comércio unificado, anunciou a aquisição das startups dLieve, especializada em logística, e Biggy, do ramo de pesquisa baseada em inteligência artificial, sugestão de produto e personalização de vitrine digital.
Os investimentos fazem parte do sólido posicionamento da VTex no Brasil e na América Latina no mercado de comércio eletrônico, em um momento de rápida transformação e adequação do setor devido à pandemia do novo coronavírus. Além disso, fortalecem o plano de expansão global da empresa com estratégias voltadas para os Estados Unidos e para a Europa.
“Nosso movimento tem sido de expansão nos Estados Unidos após a aquisição da UnitedU e de consolidação na América Latina após a aquisição da Ciashop. Nossas duas novas aquisições acontecem no sentido de alavancarmos esse alcance para continuarmos em direção à uma plataforma de comércio unificado”, afirma Mariano Gomide, cofundador da VTex.
A compra da dLieve reforça a entrada da VTex no mercado de logística. A expertise da startup será direcionada ao desenvolvimento da nova ferramenta VTex Tracking, que promete transformar a experiência de entrega em uma vantagem competitiva para os varejistas, utilizando a tecnologia para entregar informações em tempo real aos clientes, solucionando problemas da operação last mile.
A solução, que já está em funcionamento na operação de marcas como Carrefour, Whirlpool e LivUp, já apresentou uma média de 15% de redução no índice de reentregas, o que se traduz em economia de custo e um crescimento de 10% do seu Net Promoter Score (NPS), métrica que avalia a satisfação dos clientes e o quanto eles indicariam a marca para familiares e amigos.
Para reforçar ainda mais a sua atuação no setor, a VTex desenvolveu o VTex Log, uma solução com o objetivo de descomplicar a logística do e-commerce, conectando lojistas com uma vasta rede de transportadoras e aumentando a capilaridade dos seus negócios. A ferramenta conta com transportadoras que atuam em diferentes regiões do país, viabilizando entregas para lugares onde antes muitos lojistas não tinham cobertura, e impacta métricas de negócio gerando uma economia média no custo de frete que pode chegar a 84%. Os clientes que utilizam a solução ganham a possibilidade de lidar com diferentes cenários de entrega, utilizando a rede de parceiros para serem mais competitivos em custo e qualidade do serviço.
Já a aquisição da Biggy consolida a VTex no mundo do comércio digital, incorporando IA à sua plataforma por meio da solução VTex Search, um recurso que traz mais inteligência para as buscas feitas em sites, fazendo com que o cliente encontre mais rapidamente o que procura.
Com o uso de IA em vez de palavras-chave, a ferramenta não se limita ao cadastro do produto e consegue entender melhor o que o cliente busca. O resultado é um aumento no volume de navegações a partir da busca e um forte crescimento das vendas geradas a partir desses resultados.
A solução de busca já trouxe resultados positivos para clientes, como a rede de farmácias Pague Menos, que experimentou um crescimento de 25% nas sessões de busca de seu e-commerce depois de migrar para a solução e registrou crescimento de 30% nas vendas originadas na busca de produtos no site.