A Paradiso Giovanella Transportes anunciou a compra de 129 veículos da linha 2020 do caminhão FH 540 6x4 da Volvo. Os modelos, com caixa de câmbio I-Shift e que puxam uma composição de nove eixos, são empregados no transporte de aços planos. Os ativos movimentam bobinas de 6 a 30 toneladas em viagens de aproximadamente 700 quilômetros.
“Estamos contentes com o desempenho dos caminhões. Os novos Volvo têm grande disponibilidade e são mais econômicos. Em nossa operação, eles estão até 6% mais econômicos que os veículos da linha anterior”, afirma o diretor da transportadora, Jean Giovanella. O executivo completa dizendo que numa atividade com margens estreitas é preciso trabalhar com escala e fazer muitas contas. Por isso, conclui, qualquer ponto percentual de economia é muito importante para a operação.
Segundo o diretor Comercial de Caminhões Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti, os veículos da marca são reconhecidos mundialmente por sua grande disponibilidade, baixo consumo de combustível e elevada segurança. “E a linha 2020 está ainda mais econômica, chegando até a 10% de redução, dependendo da operação de transporte”, diz.
O combustível é um dos itens mais importantes na planilha de um transportador, porque representa muitas vezes mais de 50% das despesas. Com quase 600 caminhões, a frota da Paradiso Giovanella roda aproximadamente 7 milhões de km por mês, consumindo diariamente cerca de 100 mil litros de diesel. “Monitoramos os veículos com o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo, em busca constante por melhorias. Caminhões mais avançados e que consomem menos são muito importantes para nós”, pontua Giovanella. Ele destaca outros atributos dos novos Volvo FHs, como a alta disponibilidade, vida útil longa, bom preço de revenda, robustez e custo de manutenção adequado.