O Mercado Livre vai investir este ano R$ 3 bilhões em suas operações no Brasil. O valor será direcionado principalmente à área logística, a fim de agilizar as entregas das mercadorias vendidas no marketplace, e na expansão da oferta de serviços financeiros, ofertados por meio do Mercado Pago, fintech do grupo. O investimento é um acréscimo de 50% frente àquele realizado pela companhia ao longo de 2018 – R$ 2 bilhões –, que já tinha sido duas vezes superior ao do ano de 2017 – R$ 1 bilhão.
Segundo o Chief Operating Officer (COO) do Mercado Livre, Stelleo Tolda, com o início da operação do centro de distribuição de Cajamar (SP), a empresa entrega uma parcela importante dos esforços em 2018 e inicia uma etapa de investimentos ainda mais robustos no Brasil. “Assim, além de manter nossa liderança em um mercado tão competitivo, teremos mais recursos para trabalhar no aprimoramento da experiência do nosso cliente, seja na plataforma do Mercado Livre, seja na utilização dos serviços do Mercado Pago”, afirma.
O CD localizado em Cajamar, que iniciou as operações ontem, dia 25 de março, conta com uma área de 111 mil m² e capacidade para armazenar até 10 milhões de unidades. Essa é a segunda unidade de estocagem da companhia dedicada à modalidade de fulfillment. A primeira, instalada em Louveira (SP) e inaugurada em 2017, disponibiliza 51 mil m².
No sistema de fulfillment diversas atividades são integradas para tornar o serviço oferecido mais completo. O Mercado Livre oferta desde a entrada da mercadoria do vendedor no armazém, passando pela gestão do estoque, separação dos produtos, embalagem, emissão de nota fiscal, até o despacho da mercadoria para a transportadora e o rastreamento do envio. Quando atingir sua capacidade plena, o novo CD deverá empregar 3.500 trabalhadores diretos e indiretos. Vale lembrar que a DHL é responsável pela operação interna do CD.
Com a estrutura de Cajamar o Mercado Livre amplia em mais de duas vezes sua malha logística, que passa ter 200 mil m². A rede, além do CD de Louveira, é dotada de quatro cross-docking centers, em São Paulo e cidades da região.
“Esse novo centro de distribuição será o coração e o pulmão de nossa operação logística no Brasil. O objetivo é tornar o tempo de entrega de mercadorias três vezes mais rápido”, ressalta o diretor de Mercado Envios para América Latina, Leandro Bassoi.