A Panalpina Brasil anunciou, durante a feira Intermodal South America, que está investindo em ações voltadas ao atendimento do mercado de healthcare, que inclui produtos farmacêuticos e de cuidados com a saúde em geral, com o objetivo de expandir ainda mais sua atuação no segmento, com o qual o operador logístico já possui grande expertise.
O mais significativo desses investimentos envolve o armazém da empresa localizado em Cajamar (SP), agora dedicado exclusivamente a cargas desse setor, com capacidade para estocar os mais diversos tipos de mercadorias refrigeradas, como cosméticos e medicamentos.
A estrutura, que possui mais de 4 mil m² de área total, conta com três câmaras frias, sendo uma para armazenamento a -20°C, outra com temperaturas entre 2°C e 8°C e a terceira e maior delas entre 15°C e 25°C. O armazém conta ainda com dez docas para carga e descarga dos produtos, aproximadamente 1.500 posições porta-paletes e uma área destinada a serviços como embalagem, etiquetagem, montagem de kits e repacking.
De acordo com o diretor de Logística da Panalpina Brasil, Marcelo Tonet, outro destaque do armazém são os equipamentos de última geração, que funcionam de forma integrada. “Todo o maquinário, por exemplo, conta com backup in place, ou seja, todo e qualquer equipamento do complexo possui similares instalados e prontos para uso. Dessa forma, caso ocorra uma falha em algum deles, o sobressalente é acionado automaticamente, garantindo a continuidade do funcionamento do sistema”, afirma.
Inovações em sustentabilidade também são destaques da instalação. “No que refere aos fluídos que são utilizados para a refrigeração em si, optamos por adotar uma solução de amônia no armazém, que é ecologicamente correta e sustentável, pois trata-se de uma substância orgânica, ao invés de química. Ou seja, o processo de produção não envolve o uso de combustíveis fósseis. Pelo contrário, é um composto natural”, acrescenta Tonet.
Além da armazenagem, o pacote de soluções para o segmento de cargas refrigeradas conta ainda com os serviços de logística nacional e internacional. “Nossa rede de transporte e distribuição foi totalmente revista e hoje possui um escopo muito mais amplo, com capacidade de cobertura em todo o país. Dessa maneira, conseguimos realizar entregas em todo o Brasil, inclusive via nossa solução de frete aéreo doméstico. Tanto nossos transportadores aéreos quanto rodoviários estão aptos para realizar a movimentação de qualquer tipo de carga refrigerada de forma apropriada”, ressalta o diretor.
Além disso, por meio do sistema de monitoramento adotado pela empresa, o Smart View, os clientes podem acompanhar em tempo real a temperatura e a umidade das cargas, por meio de identificação por radiofrequência e de antenas de medição instaladas em locais estratégicos, como nos aeroportos de Guarulhos (SP) e de Viracopos, em Campinas (SP), no terminal parceiro da operadora logística em Santos (SP) e no próprio armazém de Cajamar.
Tanto as operações de Guarulhos quanto de Viracopos já possuem a certificação Good Distribution Practices (GDP, ou Boas Práticas de Distribuição), que atesta a qualidade das mesmas. Ainda neste ano, a estrutura de Cajamar passará a contar com a certificação também.