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GranEnergia e Prumo Logística criam a empresa Dome

Com operação no Porto do Açu, a empresa tem o objetivo de oferecer serviços integrados para a indústria de O&G
Por Redação em 26 de outubro de 2016 às 15h01

A GranEnergia e a Prumo Logística formalizam em outubro uma parceria voltada para oferecer soluções integradas de serviços para a indústria de óleo e gás. Denominada Dome, a empresa terá suas atividades centralizadas no Porto do Açu, região privilegiada por sua localização e infraestrutura.

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Com início das operações previsto para novembro, a Dome tem o objetivo de contribuir para o aumento da eficiência, otimizar custos e a garantir a integridade das instalações, visando a sustentabilidade dos projetos e operações da indústria de óleo e gás. Focará inicialmente em prover serviços de gestão de integridade e modernização de embarcações e equipamentos, contemplando, inclusive, a fabricação de spools, estruturas, módulos e skids, além de serviços de apoio logístico, tanto à indústria offshore como às demais empresas instaladas no Porto do Açu.

“GranEnergia e Prumo compartilham os mesmos valores e seus negócios são complementares. A parceria visa oferecer para a indústria serviços integrados com o apoio de uma infraestrutura estado-da-arte. A Dome chega ao mercado para possibilitar o desenvolvimento de um centro de serviços completo, competitivo e inovador, e que trará soluções aos desafios da indústria”, afirma Miguel Gradin, presidente da GranEnergia.

Instalada na margem esquerda do Terminal Onshore (Terminal 2) do Porto do Açu, a Dome ocupará inicialmente uma área de 47 mil m², sendo 17 mil m² com estruturas já construídas, como prédios administrativos, oficinas, galpões, entre outros. Essa infraestrutura conta com 460 metros lineares de cais prontos para uso imediato. Além disso, para atender às diferentes necessidades do mercado, a Dome possui ampla capacidade de expansão da área que será originalmente ocupada.

Outro diferencial da Dome é a possibilidade de utilizar estruturas do Porto do Açu para atender aos clientes, como o Terminal Multicargas (T-Mult) e o Terminal de Reparo Naval, que está em desenvolvimento e será instalado no quebra-mar do Terminal Onshore do Açu. A utilização destes terminais possibilitará à empresa maior flexibilidade para atender seus futuros clientes, possibilitando oferecer infraestrutura diferenciada, com calado de até 14,5 metros.

“A Dome será one-stop-shop e irá oferecer serviços customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Isso significa redução de custos, aumento da eficiência e eliminação de gargalos”, disse José Magela, presidente da Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu.

No início deste ano, GranEnergia e Prumo experimentaram os potenciais benefícios desta parceria, quando a unidade de manutenção e serviços Olympia (UMS Cidade de Araruama), de propriedade da GranEnergia, atracou no T-MULT para um upgrade das suas instalações. Os serviços foram realizados na metade do tempo inicialmente previsto, graças à combinação das competências da própria GranEnergia, em gestão de integridade e suporte logístico, com as facilidades e infraestrutura oferecidas pela Prumo, reduzindo, assim, os custos e o tempo da parada da unidade.

Entre os primeiros clientes da Dome está a própria GranEnergia, que passa a ter o Porto do Açu como alternativa para suas operações. “Nossa parceria é uma operação conjunta formada por uma equipe focada no desenvolvimento de soluções inovadoras e integradas, com o objetivo de criar valor aos nossos clientes e parceiros, tendo Segurança e Conformidade como princípios fundamentais”, completa Miguel Gradin.

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