O terminal Ponta do Félix, localizado no Porto de Antonina (PR), especializado em operações de importação de fertilizantes e de exportação de congelados e de açúcar ensacado, realizou, em dezembro, sua primeira operação de embarque de grãos, com a exportação de 25 mil toneladas de farelo de soja.
A modernização do Porto de Antonina foi fundamental para atrair novos exportadores e permitir a movimentação de novos produtos. A dragagem, por exemplo, é apontada pelos empresários como fundamental para que as novas operações sejam realizadas pelo porto da cidade. Em 2015, ele retomou as exportações de açúcar e, agora, passa a operar grãos.
Ao todo, foram mais de R$ 70 milhões investidos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em modernizações nos terminais Barão de Teffé e Ponta do Félix, realizados ao longo dos últimos quatro anos. “Conseguimos aumentar o calado do canal, revitalizar o porto e devolver a competitividade ao Porto de Antonina. Isto beneficia não só economia local, mas também de todo o estado do Paraná. A obrigação da Appa é buscar novas alternativas de movimentação de cargas para elevar a oferta de serviços portuários no Paraná e com isso promover a concorrência”, diz o diretor-presidente da associação, Luiz Henrique Dividino.