O Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), concluiu, em dezembro, a montagem de dois guindastes MHC que serão utilizados no Terminal Multicargas (T-Mult). Fabricados na Alemanha pela empresa Terex Gottwald, os equipamentos foram adquiridos pela Prumo no final de 2014, em um investimento total de R$ 26 milhões, e a montagem levou cerca de um mês.
Os guindastes pesam cerca de 400 toneladas cada e possuem um alcance de lança de 46 metros. A capacidade de içamento de carga de cada equipamento é de até 100 toneladas. Eles podem operar ainda com carga geral e contêineres, além de possuírem ganchos para movimentação de cargas de projeto.
Com dois berços instalados em 500 metros de cais, o T-Mult tem capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano, entre granéis sólidos e carga geral. Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios Panamax. Além dos dois guindastes MHC, o parque de equipamentos contará com duas empilhadeiras de pátio, duas moegas com capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada e duas balanças rodoviárias.