Com o objetivo de garantir mais agilidade às operações, os caminhões da Jamef que entram no estado da Bahia não precisam mais parar nos postos fiscais devido a trâmites burocráticos envolvendo as notas das mercadorias transportadas, graças ao Projeto Canal Verde, da Secretaria da Fazenda baiana.
Até então, os veículos tinham suas notas retidas nos postos, mas desde o início deste mês de dezembro eles têm trânsito livre, pois todos os aspectos fiscais são tratados eletronicamente. Além de mais agilidade, a operação proporciona mais segurança e economia.
O controle das mercadorias em trânsito é possível devido à utilização de documentos fiscais eletrônicos. “Eles são 100% validados pelo Canal Verde, reduzindo o tempo de deslocamento e paradas em postos fiscais”, explica Luiz Fernando Mendonça, gerente regional para o Nordeste da Jamef.
Sem revelar números, o executivo diz que os ganhos no percurso São Paulo-Salvador são bastante significativos. Apesar de a novidade ter entrado em operação agora, a Jamef vem realizando um projeto-piloto sem paradas para a conferência de documentos desde o final de 2014.