A Tam Cargo, unidade de cargas do Grupo Latam Airlines no Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou no dia 2 de setembro o transporte aéreo de 27 aves silvestres, sendo dez tucanos e 17 araras-canindé, que agora serão devolvidos à natureza por funcionários do instituto.
As aves embarcaram em dois voos que decolaram do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 11h41 e às 12h20, foram agrupadas em uma conexão em São Paulo e seguiram em um voo que aterrissou às 19h25 em Goiânia (GO). Os animais foram apreendidos pelo Ibama durante operações de combate ao comércio e tráfico ilegal da fauna silvestre brasileira e passaram por um trabalho de reeducação para o seu retorno e convívio na natureza.
A Tam Cargo é especialista no transporte de diversos espécimes, operação complexa que sempre envolve profissionais capacitados e procedimentos e cuidados específicos para garantir a integridade física dos animais. Durante o embarque, transporte e desembarque, o manuseio das caixas é realizado por profissionais treinados, sempre respeitando a legislação vigente e as características das espécies transportadas.
Dentro da aeronave, as caixas que acomodam os animais são alocadas em locais com ventilação adequada e mantidas presas no chão do compartimento, para impedir qualquer deslocamento. A temperatura do ambiente, outro item importante, é controlada de dentro da cabine do piloto, o que aumenta a segurança durante o voo.
A parceria entre a Tam Cargo e o Ibama foi iniciada em 2009 e, desde então, a empresa já ajudou a transportar mais de 3 mil animais em risco de extinção ou apreendidos em cativeiro ilegal no Brasil.