O Haropa, complexo portuário formado pelos portos franceses de Le Havre, Roen e Paris, passou a contar recentemente com novos serviços ferroviários de transporte de contêineres de e para uma nova plataforma de distribuição inaugurada em Vierzon, na região central da França, pelo operador ferroviário Ferovergne.
A estrutura, que demandou investimentos de 4,2 milhões de euros e ocupa seis hectares, vai operar com três viagens semanais até Le Havre movimentando contêineres de importação e exportação e aumentando as conexões do Haropa com as regiões Centre, Auvergne, Limousin, Aquitaine e Rhône-Alpes.
O eixo ferroviário apresenta capacidade anual para transportar 32 mil TEUs e tem como objetivo a transferência de modal, com potencial para substituir 20 mil caminhões e reduzir em 70% as emissões de CO2.
O Haropa divulgou ainda a assinatura, no mês de junho, de um acordo com o grupo Panhard, do segmento de veículos militares, para o desenvolvimento de um parque logístico de 135 mil m² de armazéns na região do Rio Sena. A companhia firmou também um contrato com a associação de desenvolvimento regional Caux Vallée de Seine, para a implementação de outro parque de 175 mil m² na mesma região.
Além disso, o Haropa foi eleito em junho como Best Green Seaport. O prêmio, que reconhece o compromisso ambiental do complexo portuário, é resultado de uma votação da qual participaram 18 mil profissionais de transporte e logística da Ásia. Em 2014 o premiado havia sido o porto americano de Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos.