O Terminal Embraport, localizado na margem esquerda do Porto de Santos (SP), passou a utilizar, no primeiro semestre deste ano, um novo sistema de identificação nas operações de importação de trilhos ferroviários. Com o objetivo de garantir um transporte mais seguro e confiável às cargas, a Embraport aplicou a tecnologia de código de barras bidimensional QR Code.
Na operação, os trilhos são descarregados dos navios e armazenados no pátio do terminal. Para carregá-los nos caminhões, eles são agrupados em fiadas – nome dado a um conjunto de 12 trilhos presos a um spreader e transportado pelos guindastes – que são posicionadas sobre a carreta. Cada caminhão pode transportar até duas fiadas de trilhos, totalizando 24 unidades.
Até então, um fiscal da Embraport tinha a missão de anotar todos os números de série dos trilhos em uma prancheta e depois reportar estas informações manualmente à importadora da carga, para que fosse possível monitorar o deslocamento das peças e também saber informações sobre o veículo responsável pelo transporte.
Para facilitar o processo, a área de tecnologia da informação da Embraport desenvolveu um sistema de leitura dos QR Codes existentes em cada um dos trilhos. Utilizando um coletor de dados, o conferente registra as informações de maneira rápida e disponibiliza ao importador, tornando o processo mais eficiente e seguro. Desde que o processo foi adotado pela Embraport, em março deste ano, já foram manuseados mais de 37 mil trilhos de importação, com um nível de 80% de acerto na leitura da carga.
Elder Coppi, gerente de TI da Embraport, destaca que a utilização deste tipo de tecnologia é inédita no Porto de Santos. “O processo facilita muito o manuseio deste tipo de carga. Com os dados disponibilizados em tempo real, o cliente pode acessar todas as informações necessárias e acompanhar o transporte de qualquer lugar através do sistema da Embraport na internet, facilitando inclusive o rastreamento dos trilhos”, destaca.