A Mirassol, operadora logística e provedora de soluções em transportes e movimentação de cargas, realizou, no início de março, uma operação especial para seu cliente Embraer, que demandou grande mobilização de sua frota e equipes. A empresa foi responsável por receber e transportar, entre Campinas e São José dos Campos, em São Paulo, as partes componentes de um robô de última geração, fabricado nos Estados Unidos, que comporá a linha de montagem das asas dos aviões da Embraer, fabricante de jatos executivos e comerciais.
Todas as 16 partes divididas do robô viajaram pelas rodovias Dom Pedro I e Presidente Dutra em veículos novos, incluindo carretas e composições rodotrem. A viagem durou cerca de seis horas. "Esta operação exigiu muito da nossa equipe. O avião chegou dos Estados Unidos e estávamos a postos para descarregar todas as partes do robô, que, por ser uma carga sensível e de alto valor, demandou extremo cuidado no manuseio e na transferência. Graças à alta qualidade das nossas equipes, tivemos êxito na operação e contabilizamos mais um projeto bem-sucedido para a Embraer", conta Clayton de Alencar, gestor das Unidades de São José dos Campos e Viracopos da Mirassol.
Segundo o gestor da operação, as principais dificuldades foram a consolidação do comboio e a disponibilidade da frota para a realização do transporte em uma única viagem, já que todas as partes do robô não podiam viajar separadas.