A TAM Cargo anunciou, no dia 11 de setembro, um reforço da sua operação na rota São Paulo/Guarulhos-Manaus, que tem como objetivo ampliar o transporte aéreo de cargas entre um dos principais polos industriais e de tecnologia e o maior centro consumidor do país.
Em agosto, a TAM Cargo iniciou operações cargueiras diárias partindo da capital amazonense para o aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. Em outubro, os horários dos voos serão ajustados e a empresa passará a oferecer dois voos cargueiros matinais às terças, quartas, quintas, sextas e sábados, saindo de Guarulhos para Manaus, com o intuito de melhorar as características dos serviços para o atendimento à demanda da região.
Com as alterações, a empresa passará a oferecer 17 frequências (voos de ida e volta) por semana na rota. O Aeroporto Internacional de São Paulo tem importância estratégica para a malha aérea da TAM Cargo, pois é o seu principal hub no Brasil para distribuição de encomendas às principais regiões do país.
Hoje, o mercado entre as capitais é atendido por aeronaves cargueiras modelo Boeing 767, que possui capacidade para 50 toneladas, e também por aeronaves comerciais mistas da frota da TAM Linhas Aéreas, que transportam passageiros e cargas. "Nossa expectativa é um crescimento de 5% no volume mensal de cargas transportadas nessa rota no último trimestre do ano, com o aumento da frequência e as adaptações no horário", afirma Diogo Elias, gerente Comercial de Cargas Doméstico - Brasil da TAM Cargo.
Para o primeiro trimestre de 2015, a companhia espera entregar um novo terminal com 20 mil m² no Aeroporto de Internacional de São Paulo. Esse investimento em infraestrutura, no valor de R$ 45 milhões, faz parte de um plano de expansão da TAM Cargo no país.