A Libra Terminais Santos deu início, no fim de agosto, ao serviço ASIA 1. Os dois primeiros navios, Teno e Tucapel, foram responsáveis por três mil contêineres movimentados no cais santista. A empresa foi escolhida para movimentar o maior serviço em volume da Ásia, composto por um grupo de nove armadores.
“Com esse novo contrato, a Libra Terminais Santos passa a ser a maior operadora de cargas da Ásia no Brasil”, afirma o diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller. “Considerando os serviços ASIA 1 e CSW, o terminal é responsável por 49,5% de toda a carga do extremo oriente que passa por Santos e por 27% da carga no Brasil”, complementa o executivo.
Fazem parte do grupo de armadores a Maersk Line, a Safmarine, a Hamburg Süd, a CSAV, a CMA-CGM, a China Shipping Container Lines, a Hanjin, a CCNI e a Hapag Lloyd. A Libra Terminais Santos já atendia uma linha da asiática MOL (Mitsui O.S.K. Lines), que liga a Ásia e a América do Sul.
Nas primeiras operações do ASIA 1, foram 1.649 contêineres operados do Teno, de bandeira da Libéria, com 105,5 MPH, e 1.321 contêineres operados no Tucapel, também de bandeira liberiana, com 82,1 MPH, ambos da CSAV. “Com a evolução, pretendemos superar estas performances e operar alguns navios na casa dos 200 MPH”, diz Teller.
A cada semana serão dois navios, sempre um de importação (SB – Southbound) e outro de exportação (NB – Northbound). “Este é mais um grande desafio que estamos todos prontos para encarar”, afirma o diretor de Operações da Libra Terminais Santos, Marcos Medeiros.