A Mac Logistic concluiu, ao final da primeira quinzena deste mês, a movimentação de mais dois Veículos Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá. Com isso, já são oito equipamentos – cada um composto por três vagões, cujo peso unitário é de 15 toneladas – na capital mato-grossense.
O primeiro embarque deixou o Porto de Bilbao (Espanha) no dia 3 de fevereiro e o segundo no dia 19 do mesmo mês. Os quatro primeiros VLTs chegaram ao Porto de Santos (SP) no dia 15 de março e os outros quatro no dia 27 do mesmo mês. Lá, foram realizados os procedimentos aduaneiros e, em seguida, as unidades foram retiradas dos mafis, espécie de contêiner adaptado especialmente para transportar o VLT.
Para levar quatro VLTs de Santos a Cuiabá foram utilizados 12 caminhões, que partiram em comboio no dia 26 de março e chegaram ao Porto Seco da capital mato-grossense no dia 31 do mesmo mês. Outras 12 carretas, carregando mais quatro equipamentos, saíram no dia 9 de abril e concluíram a viagem no dia 13 de abril. Após a liberação da carga, os vagões são encaminhados ao Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
Contratada pela fabricante, a empresa espanhola CAF, a Mac Logistic é a responsável por toda a logística do transporte dos VLTs, desde o Porto em Bilbao (Espanha), passando pelos transportes marítimo e rodoviário até Cuiabá e descarga no CM em Várzea Grande.