A América Latina Logística (ALL) iniciou, no último mês de dezembro, um acordo de transporte de biodiesel junto à produtora BsBios e a BR Distribuidora. Com investimento total de R$ 1,3 milhão, destinados à manutenção das vias, adaptação dos ramais e estrutura para carregamento – tubulações e medidores de vazão – o contrato resultou no primeiro embarque de biodiesel (B100) via modal ferroviário, com expedição diretamente da usina da BsBios, na cidade de Passo Fundo (RS).
A carga oriunda da usina sai por ferrovia direto para a refinaria da BR, em Araucária (PR), num percurso de 850 km. Antes do acordo, esse procedimento envolvia o transporte por rodovias, algo que onerava as estradas da região. Segundo o responsável pelo transporte de Biodiesel da ALL, Thiago Guerra, o novo modal, além de aumentar a capacidade de transporte, proporciona redução de caminhões e a diminuição de gases poluentes para o meio ambiente. Guerra conta que três trens nos trilhos equivalem a 200 caminhões a menos nas estradas e pátios de triagem.
O primeiro carregamento, que ocorreu no último mês de 2013, utilizou dez vagões, com 550 m³ do combustível. Já em janeiro deste ano, o volume transportado subiu para 3 mil m³ do combustível. A previsão, conta Guerra, é de que neste mês de fevereiro o índice se repita e para os próximos meses cresça. Não há, contudo, um número previsto.
De acordo com o executivo, a companhia segue com um cenário otimista para o transporte de líquidos. Hoje, a empresa movimenta por mês 550 mil m³, com o biodiesel representando 6% de todo o volume. “Nossa meta é atingir 15% até o final do primeiro semestre, com o início de outros quatro contratos”, diz.