A Marksell, empresa especializada em tecnologias e equipamentos para movimentação de cargas, desenvolveu modelo de plataforma para carga e desecarga, nos caminhões de entrega, cilindros de gás modelo P45.
Foram, ao todo, 121 plataformas, modelo MKS-200PEG, para a movimentação da carga em caminhões pequenos, que ficam fora da lei de restrição de circulação na cidade de São Paulo. Instalada na lateral do veículo, a plataforma é incorporada ao assoalho da carroceria, dispensando espaço extra. Tem capacidade para 200kg de carga e acionamento eletro-hidráulico, conectado ao sistema elétrico do veículo, permitindo seu funcionamento mesmo com o motor desligado. O piso é de aço corrugado antiderrapante e mede 40 x 40 cm.
Os veículos, equipados com a plataforma, fazem parte do programa de renovação de frota operacional da Ultragaz, em parceria com a empresa de transportes Julio Simões, para atendimento do segmento industrial e para distribuição de gás em média escala.
As plataformas, que já estão em operação, contaram com investimentos na ordem de R$ 50 mil para serem desenvolvidas pela Markesell e já demonstraram melhorias no desempenho operacional. Segundo a Ultragaz, houve redução de 5% nos custos de manutenção dos botijões e 10% em ganho de produtividade, o que significa 312 mil cilindros movimentados a mais, no período de seis meses.