A Rumo Logística inaugurou ontem, 22 de outubro, em Itirapina (SP), a primeira fase de seu Terminal Intermodal para escoamento de açúcar e grãos até o Porto de Santos (SP). Instalado numa área total de 230 hectares, sendo 15.000 m² de área construída, o empreendimento demandou, nesta etapa, R$ 100 milhões em investimentos.
O local já conta com um armazém que possui 110 mil toneladas de capacidade estática, uma moega rodoviária capaz de receber 11.000 t por dia e uma tulha ferroviária com capacidade de expedição de 44.000 t diárias. O novo terminal possui, ainda, uma pera ferroviária de 5,6 km de extensão capaz de operar até 250 vagões.
O presidente da Rumo Logística, Julio Fontana Neto, lembra que todas essas estruturas aplicadas em Itirapina permitem que a operação de carregamento seja realizada em movimento, garantindo mais agilidade. “Cada vagão será carregado em três minutos”, diz.
A segunda fase do projeto de Itirapina tem data para ser concluído, 2015. Após finalizado o terminal contará com mais três armazéns com capacidade para 110 mil t cada, mais uma moega rodoviária capaz de3 receber 30.000 t por dia, outra tulha ferroviária para expedir 44.000 t diárias e mais 5 km de pera ferroviária. Assim, a meta é a de que o terminal movimente, por ano, 12 milhões de t de açúcar e grãos.
O executivo explica que a nova unidade, assim que concluída, também será um centro de formação de composições. Ele explica. “Os recebimentos poderão ser realizados por caminhão e pequenos trens. Ali, formaremos as composições maiores e expediremos para Santos”, afirma. Há outra iniciativa em estudo. “Nossa ideia é operar Itirapina como um Redex”, resume.
Estratégias
A inauguração do Terminal Intermodal no interior de São Paulo faz parte de um investimento de R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 300 milhões aplicados em terminais, R$ 600 milhões em via permanente e R$ 500 milhões em material rodante. O executivo calcula que 90% de todo este orçamento já foi realizado.
O montante também suporta o planejamento estratégico da empresa. Sem revelar detalhes, Fontana revela que o objetivo da Rumo é se posicionar no mercado como um operador ferroviário. Além disso, a meta é desenvolver negócios em novos terminais portuários.