A CD Sul Logística, empresa especializada no transporte e distribuição do segmento do varejo, sediada em Cachoeirinha (RS), apresentou crescimento na produtividade devido a novos investimentos em estrutura e renovação de frota, visando a reestruturação da empresa. Após um começo de ano com dificuldades, a transportadora vem registrando importantes avanços desde maio e já projeta um faturamento de aproximadamente R$ 42 milhões para o final de 2012.
“Para encarar este desafio, a empresa promoveu uma reestruturação de seu quadro de profissionais e aderiu a um novo modelo de gestão, com a capacitação de gerentes com conhecimentos técnicos necessários para a condução das melhorias. Novas ferramentas com tecnologia de ponta foram implantadas, como o sistema Flowrack – processo logístico para uma ágil separação de pedidos –, a utilização de tablets e a leitura digital de etiquetas de paletes nos processos internos”, revela o gerente de Logística da CD Sul, Fábio Adriano de Souza Pereira.
No mês de março, a empresa realizou investimentos na renovação de sua frota, com a aquisição de 70 novos veículos, num valor aproximado de R$ 8 milhões, sendo 15 furgões Ford Transit e o restante, caminhões da Volkswagen. Deste total, 35 serão empregados na sede de Cachoeirinha. Já os furgões serão responsáveis por entregas rápidas e de curta distância, atendendo principalmente aos clientes da região metropolitana de Porto Alegre. Os caminhões irão atuar pelos 281 mil km de área que a CD Sul abrange em suas operações pelo Estado do Rio Grande do Sul.“Há três meses, acumulávamos atrasos consideráveis em nossas entregas, muitas divergências e um número significativo de reclamações de clientes”, conta Pereira. O executivo compara o momento de dificuldade, com o atual cenário. “Hoje, estamos praticamente em dia com as entregas e são raros os casos de divergência. Quando encontrados, temos processos criados para mapear as rotinas que permitem a análise da situação e sua correção imediata”, conclui.
Outro investimento aplicado foi o reforço da equipe de colaboradores, que conta com 80 novas contratações, passando a atuar com 252 colaboradores no total. Dentre as contratações, um grupo de 30 novos motoristas ampliou a equipe de entregas na unidade de Cachoeirinha. “A CD Sul está de cara nova. A ideia de oxigenação dos times trouxe novas percepções e identificação de oportunidades de melhoria”, completa o diretor de Logística.
Para se ter uma ideia do crescimento em produtividade da CD Sul, em janeiro a empresa efetuou 4.566 entregas. Já no mês de junho foram totalizadas 11.347 entregas, resultado alcançado devido aos novos investimentos aplicados.
Fazendo uma projeção para 2013, a empresa revela que pretende aumentar ainda mais sua frota de veículos e ampliar, pela segunda vez, o centro de distribuição de Cachoeirinha. Em 2010, a CD Sul realizou obras, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento de três mil posições-palete para 12 mil posições, deixando a estrutura com 4.000 m² e 14 metros de pé-direito, antes o armazém possuía 2.500 m².Além da sede em Cachoeirinha (RS), a CD Sul, fundada em 2004, conta com outras três unidades, localizadas em Marília (SP), Passo Fundo (RS) e São José dos Pinhais (PR). A empresa possui ainda sete pontos de transbordo, situados em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Maria, todos no Rio Grande do Sul, e Cascavel e Londrina, ambas no Paraná.
No Rio Grande do Sul, a CD Sul atende, com suas duas filiais de Cachoeirinha e Passo Fundo, a clientes como Ajinomoto, Kellogg’s, Pratus e Oniz Distribuidora.