A Transpes iniciou, neste mês de abril, o transporte de 76 segmentos de torres e 131 pás do Porto de Santos (SP) com destino a parques eólicos no Nordeste do Brasil. Ao todo, 44 carretas especialmente projetadas estão sendo utilizadas na operação, que possui previsão de término entre agosto e setembro deste ano.
Serão realizados 76 carregamentos com conjuntos que chegam a 50 metros de comprimento cada. O primeiro veículo já está na estrada e percorrerá cerca de 4 mil km. O Estado do Ceará é o destino de todas as torres e de 51 pás, enquanto a Bahia receberá os 80 equipamentos restantes.
A empresa começou a atender o segmento de energia eólica em 2011, quando realizou o transporte de 261 pás de Santos até a construção de uma usina em Santa Catarina. Segundo a diretora de Marketing e Relacionamento da Transpes, Tarsia Gonzales, assim como na operação anterior, concluída no início deste ano, o transporte atual exigiu um trabalho de viabilidade logística que começa cerca de um ano antes da saída dos caminhões com os carregamentos. Por se tratar de um transporte diferenciado, é necessário definir com antecedência qual a melhor forma de levar a carga, os equipamentos a serem utilizados, o trajeto e qualquer intervenção especial que seja necessária.
Na operação atual, o estudo apontou a necessidade de realizar diversos desvios, pois alguns trechos no caminho não comportavam a passagem das carretas. Na avaliação do diretor presidente da Transpes, Sandro Gonzalez, um dos grandes entraves para o crescimento econômico brasileiro e, consequentemente, para o setor de logística, é a falta de infraestrutura. Ele afirma que o estado precário das rodovias, por exemplo, muitas vezes impossibilita o tráfego de veículos especiais.
Com 47 anos de atuação no mercado, a Transpes atende 500 empresas em todo o território nacional e conta com filiais em nove estados brasileiros – Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Pará – e também no Mercosul. A empresa, que transporta um volume anual de 1,1 milhão de toneladas de cargas por ano, possui uma frota de 750 carretas próprias, além de outros mil veículos agregados. A Transpes dispõe ainda de outros equipamentos, como guindastes, empilhadeiras, semi-reboques e plataformas hidráulicas.