A Brado Logística informa que iniciou o transporte de soja em contêineres. A operação, possível graças a acordos estabelecidos pela operadora logística junto a empresas marítimas e terminais instalados no interior dos estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, consistirá em escoar o grão até os principais portos do País.
A primeira movimentação, efetuada na última semana de fevereiro, foi realizada de Cambé (PR) até o Porto de Paranaguá (PR), em parceria com a ADM. Ao todo, foram transportados 550 contêineres.
O gerente Comercial Intermodal da Brado Logística, Carlos Pelc, afirma que a companhia está otimista com o projeto e também com o tamanho do mercado que ele abre. “Entrar na área de commodities agrícolas é muito importante para diversificar os negócios”, diz. A meta da empresa é responder, inicialmente, por 1% deste setor, que equivale a 15 mil contêineres por ano, valor considerado significativo, uma vez que a soja é um dos principais commodities exportados no Brasil e também por se tratar de transporte em contêineres.
O objetivo da Brado é atender ao mercado de varejo, que demanda menores lotes, ao contrário do atacadista, que opera com grandes quantidades de grãos, tradicionalmente exportados em vagões graneleiros e descarregados em navios com capacidade para 50 mil toneladas. Ainda segundo informações do operador logístico, a vantagem de transportar commodities em contêineres está na segregação e rastreabilidade da mercadoria, além da qualidade e eliminação de perdas.
A Brado vai utilizar as unidades de Alto Taquari (MT), Cambé (PR) e Cruz Alta (RS) para coordenar as operações e os contêineres serão estufados nos terminais especializados em grãos. De acordo com cálculos da empresa, o embarcador terá cerca de 15% de economia ao utilizar a nova modalidade de transporte.