Brado inicia transporte ferroviário de contêineres em Santa Catarina
Parceria com o Tesc visa movimentação de carga seca e refrigerada no sul do Brasil
Por Redação em
22 de julho de 2011 às 14h55 (atualizado em 27/07/2011 às 14h59)
A Brado Logística e o Terminal Santa Catarina (Tesc) firmaram uma parceria para a realização de operações com contêineres secos e refrigerados para o Porto de São Francisco do Sul (SC) utilizando o transporte ferroviário, com previsão de início ainda para o mês de julho.
A operação atenderá, a princípio, os exportadores de Lages (SC), Ponta Grossa (PR), Cambé (PR), Cascavel (PR) e, em um prazo de 90 dias, Telêmaco Borba (PR). O tempo de deslocamento será de no máximo 96 horas e durante o percurso a composição ferroviária fará uma pausa para que os contêineres refrigerados sejam ligados e recuperem a temperatura.
A malha ferroviária existente já opera com granéis e o objetivo da operação da Brado é incrementar a atividade com o transporte de contêineres. A operação de embarque e desembarque será realizada em um terminal já existente em São Francisco do Sul, a 6 km do porto, e terá frequência diária, com movimentação de contêineres cheios e vazios.
Segundo José Luis Demeterco Neto, presidente da Brado Logística, a parceria entre as companhias trará benefícios econômicos e sustentáveis tanto para os clientes quanto para a Região Sul do País. “Estamos oferecendo aos exportadores e importadores do interior do Paraná e de Santa Catarina mais um diferencial competitivo, utilizando a intermodalidade para escoar suas cargas via trem para o Porto de São Francisco do Sul”, conta o executivo. Além de representar uma alternativa menos poluente, o modal ferroviário pode reduzir em até 20% o custo das operações em comparação ao transporte rodoviário.
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