A Santos Brasil fechou o mês de maio com um recorde histórico de produtividade. Ao todo, foram 70 movimentos por hora (MPH) no Tecon Santos, crescimento de mais de 30% em relação a dezembro de 2010, quando o índice registrado pelo terminal foi de 53 MPH.
Desde o último mês de março o tecon paulista tem apresentado crescimento contínuo de produtividade. Foram registrados 60,71 MPH em março, 65,02 MPH em abril e 70,19 MPH em maio. O diretor-executivo do Tecon Santos, Washington Flores, destaca que estes indicadores aproximam o terminal das melhores operações do ocidente e estão alinhados às diretrizes da empresa de oferecer ao comércio exterior brasileiro uma operação ágil, segura e capaz de contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
Para manter o ritmo operacional, a Santos Brasil investe em equipamentos. A novidade, agora, fica por conta de 30 reboques (terminal tractors) capazes de puxar dois contêineres de 20 pés cheios de uma só vez. Dez dos equipamentos serão entregues até o final de junho, e os 20 restantes no mês de julho. A ideia é que todos os reboques estejam operando em agosto. Vale lembrar que a empresa adquiriu ainda 12 RTGs. Ao todo, R$ 36 milhões foram aplicados nestas aquisições, destinadas às operações no Tecon Santos.
A compra destes ativos traz perspectivas otimistas. Até o fim do ano, a expectativa da companhia é melhorar ainda mais os indicadores de produtividade em todos os terminais que opera. Sem revelar números consolidados de faturamento, a empresa anuncia que a meta é movimentar, até dezembro, um total de 1,6 milhão de TEUs em todos os seus terminais de contêineres. Além do Tecon Santos, a Santos Brasil opera o Tecon Imbituba (SC) e o Tecon Vila do Conde (PA).
www.santosbrasil.com.br