Equipamento proporciona ganho operacional de 50%
A unidade do Grupo Columbia em Santos (SP) adquiriu, em regime de locação, um novo equipamento a fim de melhorar seus índices de produtividade operacional. Importado da Finlândia, o ML1612R é um guindaste autopropulsado com lança telescópica com dois estágios capaz de elevar cargas de até 16 toneladas e com um centro de gravidade de 1200 mm do garfo. Compacto, o equipamento pode entrar por completo em contêineres.
O equipamento já está em operação e a empresa comemora o desempenho. Dados da companhia dão conta que a novidade proporciona um ganho operacional de 50% em relação aos métodos convencionais. Os números consolidados não são revelados.
Segundo o diretor de Negócios e Operações, Marcelo Brandão, seus acessórios permitem a movimentação de vários tipos de carga, como, por exemplo, bobinas de aço, caixas e maquinários. “Este é um equipamento pioneiro no Brasil. Com ele, a Columbia irá melhorar o desempenho operacional de alguns de seus clientes com este tipo de demanda, como descargas soltas, desovas de contêineres, movimentações e carregamentos”, diz.
De acordo com o tipo de garra utilizada é possível, ainda, a movimentação de tarugos de metal, caixarias, bobinas de aço e alumínio. Com garfos, o equipamento também é capaz de operar contêineres vazios, realizando o empilhamento de até três equipamentos de transporte. Ainda segundo a empresa, com a cabine móvel colocada na sua posição rebaixada, o guindaste consegue carregar um contêiner de até 40 pés a partir do back-end (parte de traz), reduzindo tanto os danos aos produtos como ao assoalho e paredes dos contêineres.