A operação consiste no transporte multimodal de toras de madeira do tipo eucalipto, com comprimento médio de seis metros. A ALL administra todo o fluxo logístico da operação, desde a colheita da madeira em Guaíba até sua entrega na fábrica em Jacareí. O projeto prevê uma movimentação anual de madeira bruta estimada em 150 mil toneladas, em média 10 vagões por dia. O sistema funcionará como uma espécie de "esteira", abastecendo diariamente a fábrica. Estoques de segurança estão alocados nas estações ferroviárias de Porto Alegre (RS) e Tatuí (SP), mantendo a linearidade da entrega na fábrica. A madeira transportada será utilizada pela VCP para a produção de celulose e papel, destinados ao mercado externo e interno. A ALL-Delara possui frota de cerca de três mil veículos entre próprios e agregados, 15 mil quilômetros de vias férreas no Brasil e na Argentina, 550 locomotivas, 17 mil vagões e áreas em pontos estratégicos para armazenagem e construção de centros de distribuição. ALL-Delara: 0800 701-225
Para facilitar o transporte, a ALL optou por fueiros (estacas) metálicos em 120 vagões plataformas dedicados, o que possibilitou elevar o limite de peso de 32 para 42 toneladas de carga útil. As operações anteriores utilizavam madeira transversal, limitando o peso da carga. O operação ocorre sem interrupção 24 horas por dia, sete dias por semana. Nos trechos de Tatuí/Jacareí e Guaíba/Porto Alegre, a operação utiliza caminhões bitrem ou normais com carretas próprias para o transporte de toras.
www.all-logistica.com