Vôo sairá às segundas-feiras de Viracopos com destino à Valência. Após trinta dias, será introduzido segundo vôo à malha, às quintas-feiras
A ABSA Cargo Airline informa que, a partir de próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, passa a oferecer ao mercado brasileiro uma nova rota para a Venezuela, a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino à Valência. As partidas inicialmente serão semanais, às segundas-feiras e, após trinta dias, um segundo vôo, com saída às quintas-feiras, será introduzido à malha. Cada vôo terá capacidade de transportar 52 toneladas de cargas.
Atualmente, a Absa já opera três vôos semanais para o Aeroporto Simon Bolívar, em Caracas, e com mais essa linha a companhia cargueira ampliará seu mapa de rotas naquele país. De acordo com o diretor de Vendas da ABSA Cargo Airline, Felipe Meyer, a expectativa é iniciar as operações já com capacidade máxima, mantendo o índice de ocupação dos vôos de Caracas elevado. Segundo o executivo, a ABSA acredita que essa nova rota permitirá captar cargas que, atualmente, são transportadas via Miami (EUA). Considerando o fluxo de demanda existente entre os dois países, os setores mais beneficiados com a novidade serão a agroindústria, o automobilístico e o farmacêutico.
Meyer afirma, ainda, que a implantação desta rota diversificará ainda mais a malha aérea da empresa e dará mais suporte aos clientes. “Todo esse trabalho objetiva ampliar o mapa de rotas da ABSA e oferecer mais comodidade aos nossos clientes, que não precisam mais transportar sua carga por via terrestre”, diz. Meyer garante que a linha vai eliminar o percurso, feito hoje por rodovias, entre os aeroportos de Caracas e Valência. Números da empresa dão conta de que a operação rodoviária completa – embarque, transporte e desembarque – consome, em média, seis horas, o que pode inviabilizar a movimentação de determinados produtos, como ovos fertilizados – carro-chefe do transporte da ABSA para Valência num primeiro momento.
Ainda há outro objetivo com a introdução da rota Viracopos-Valência. A idéia da companhia é adequar a oferta ao crescente fluxo de carga entre os dois países e atender uma demanda que se mostra reprimida. Segundo o gerente de vendas da ABSA, Lindelso de Jesus, há doze meses a empresa verifica um ritmo acelerado de crescimento nas movimentações de mercadorias para a Venezuela.
O lançamento das linhas vai complementar o trabalho da transportadora aérea cargueira na Venezuela. Vale lembrar também que, após a introdução do segundo vôo para Valência na malha, a linha de quinta-feira para Caracas será alterada para às quartas-feiras.