Acaba de entrar em operação o Rota 72, uma nova conexão rodoviária para cargas completas ou fracionadas entre São Paulo, Grande São Paulo, Interior e a Argentina. As primeiras duas carretas, transportando um total de 37 toneladas, partiram no último dia 24. O projeto é coordenado pelas empresas Fiorallog Solução Logística, Eadi Aurora (entreposto aduaneiro de Sorocaba), BCT Logistics - associada da Fiorallog na Argentina - e Ioma Transportes.
O Rota 72 abre para os empresários de São Paulo e, principalmente, de Sorocaba e região, a oportunidade de colocar sua carga (ou receber) na Argentina em apenas 72 horas. Para tanto, fala mais alto a tecnologia aplicada, o empenho e a experiência dos envolvidos no projeto. Da composição entre os conceituados operadores logísticos e armazéns aduaneiros do Brasil e Argentina nasceu o Projeto Cone Sul que, com a operação e suporte de um transportador internacional deu origem ao Rota72.
"Trata-se da única operação rodoviária que interliga os dois armazéns em 72 horas com toda a segurança e velocidade. O principal benefício é a agilidade e a facilidade que o serviço oferece às empresas que exportam seus produtos. Ganhamos em agilidade e redução de custos, principalmente em razão da possibilidade de envio de carga fracionada", afirma Romeu Massonetto, presidente da LUK e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.
Essa facilidade viabiliza a operação de exportação para inúmeros empresários de pequeno e médio porte da região que agora contam com um serviço eficiente, rápido, simplificado e de baixo custo. "As carretas são liberadas com carga rastreada e lacrada, evitando também a parada na fronteira, o que agiliza o transporte e garante pontualidade e segurança do serviço", explica Luiz Alberto Fioravante, da Fiorallog Solução Logística. A frota de veículos é equipada com sistema de rastreamento por satélite, o que garante o monitoramento das carretas durante todo o trajeto. O sistema permite, via internet, acompanhar o status da carga, sem nenhum custo adicional.
Outra vantagem do projeto é o suporte que este dará às grandes indústrias, pela sua freqüência e pontualidade nas operações. "O Rota 72 nasce num momento muito bom, de reativação da economia argentina, contribuindo para que possamos apresentar aos empresários a cidade de Sorocaba como uma ótima opção para instalação e operação de negócios. Torcemos para que este projeto, ousado e pioneiro, seja de muito sucesso e contribua para trazer muitos novos negócios para nossa cidade", afirma Luis Leite, Secretário de Desenvolvimento da cidade de Sorocaba.
O novo serviço Rota 72 terá saídas semanais de Sorocaba e Buenos Aires, que serão aumentadas de acordo com a demanda e necessidade das empresas exportadoras. Em Breve este serviço deverá operar também para Uruguai, Paraguai e Chile.
Rota 72: (15) 224-1683
Leia mais na Tecnologística de Junho