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Standard lança corredor intermodal ligando interior de SP ao porto de Santos

Por Redação em 2 de março de 2007 às 18h15 (atualizado em 27/04/2011 às 14h54)

Iniciativa inclui dois terminais frigorificados unidos por ferrovia

A Standard Logística e Distribuição – especializada na logística de cargas frigorificadas – apresentou nesta sexta-feira ao mercado um empreendimento que marca sua entrada no estado de São Paulo e num novo nicho de mercado: o de suco de laranja. Trata-se de um Corredor Intermodal ligando a cidade de Araraquara, no noroeste paulista, ao porto de Santos pela linha férrea da América Latina Logística (ALL). Até então, a empresa operava na exportação basicamente com carnes de frango, suína e bovina nos três estados do Sul.

A empresa investirá R$ 45 milhões, do total de R$ 60 milhões previsto para este ano, no Corredor Intermodal de Araraquara. Está prevista ainda a ampliação do terminal de contêineres de Itajaí (SC), totalizando 300 tomadas reefer. De acordo com o presidente da Standard, José Luis Demeterco, as operações do corredor podem representar um crescimento de cerca de 50% no faturamento da empresa.

O empreendimento, cujas operações estão previstas para começar no início do segundo semestre, conta com dois terminais intermodais. Em Araraquara, o terminal está localizado no km 78 da SP 255 e contará com área de 200 mil metros quadrados, ramal ferroviário para 70 vagões com acesso à linha principal da ALL. Em Cubatão, a unidade terá área de 105 mil metros quadrados com câmaras frigorificadas, dois túneis de congelamento e capacidade estática inicial de 12 mil posições paletes (cerca de 18 mil toneladas estáticas), operando em todos os regimes de temperatura e com tomadas reefer, além do desvio com bitola mista para 20 vagões. Os dois terminais serão alfandegados e habilitados para Redex.

O terminal de Santos, que na verdade é em Cubatão, tem localização privilegiada, próxima estação Perequê – último ponto de recepção das cargas da ALL na região e eqüidistante das margens direita e esquerda do Porto de Santos, portando com acesso também ao terminal do Guarujá.

De acordo com Linda Machado, diretora Comercial e de Logística da Standard, o corredor intermodal tirará das estradas inicialmente cerca de 1.200 contêineres por mês, podendo reduzir os custos dos clientes entre 12% e 20%, dependendo do segmento. Isto, segundo ela, é o grande diferencial da ferrovia, juntamente com a maior segurança das operações, compensando o maior transit-time: três dias no ferroviário contra cerca de 12 horas do rodoviário.

As composições poderão ser mistas, levando vários tipos de carga, e haverá pontos de recarga ao longo do caminho para preservar o frio até o destino. A Standard se responsabilizará, também, pela operação nas pontas, retirando a carga na origem e entregando-a no destino final, no navio. Segundo a diretora, as duas pontas finais serão rodoviárias. Serão agregados à operação vagões-tanque de alumínio para o suco de laranja, cujo investimento poderá ser, segundo Linda Machado, da Standard, da ALL ou do próprio cliente.

Standard lança corredor intermodal ligando interior de SP ao porto de Santos
De acordo com Demeterco, a intenção da empresa é colocar à disposição do cliente um sistema completo de logística refrigerada e não apenas câmaras frigoríficas. “Com este projeto do Corredor, oferecemos às indústrias de São Paulo a opção ferroviária para as exportações pelo porto de Santos, que era praticamente inexistente até então”, ressalta. “A entrada da ALL em São Paulo está mudando a cara da logística no estado, e queremos fazer parte desta mudança”, ressaltou o presidente.

Ele destaca que, para a indústria, as vantagens de utilizar o Corredor são, além da redução de custos, a unificação da logística sob um único operador, que ficará responsável pelo processo de captação, transporte intermodal, armazenagem e distribuição.

Também está prevista, para 2008, a abertura de um terminal frigorificado na cidade de São Paulo, junto à ferrovia, mas o local e data de inauguração ainda não foram definidos.

Novas Cargas

Com o Corredor, a Standard amplia sua participação do segmento de carne bovina, no qual ainda é pequena, ao contrário das carnes de aves e suínos, no qual o share é maior. Em Araraquara, a empresa também pretende entrar no segmento de suco de laranja, já que a região concentra os quatro maiores exportadores do país (Cutrale, Citrosuco, Citrovita e Louis Dreyfus) que, juntos, somam 85% do mercado. O porto de Santos concentra 90% das exportações de carne bovina do país, além do próprio suco de laranja e outros produtos.

Somadas, as quatro commodities (as carnes e o suco) representaram 7% das exportações brasileiras em 2006, totalizando cerca de US$ 10 bilhões. A região ampliada compreende o noroeste de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela concentra os principais pólos produtores de etanol e açúcar, produtos que estão na mira da Standard, embora fujam do segmento frigorificado.

A estrutura da Standard é composta por três armazéns frigorificados nas cidades de Colombo (PR), Itajaí (SC) e Esteio (RS), cinco terminais ferroviários na malha sul da ALL, nas cidades de Esteio (RS), Cambe, Iguaçu, Curitiba, Cascavel e Guarapuava (PR) e pelo Terminal de Contêineres de Itajaí. A empresa opera ainda o Terminal de Carga Geral Libra Standard no Porto de Imbituba (SC) e uma unidade em São Paulo em parceria com a MLane.

Mega terminal

Está prevista ainda a construção de um condomínio logístico chamado de Mega Intermodal Araraquara, com investimento da Capital Realty, oferecendo infra-estrutura logística completa para as empresas, como espaço para a instalação de indústrias escritórios e centros de distribuição, silos para granéis e tanques, e acesso às principais rodovias do estado. O condomínio disporá, além do terminal ferroviário, de pátio de estacionamento para carretas, portaria e balanças rodoviárias, com serviços como postos de gasolina, agências bancárias e segurança 24 horas.

www.standardlog.com.br

Veja a matéria sobre o trem expresso frigorificado da Standard-ALL na edição de março da Revista Tecnologística

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