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Super Terminais registra recorde histórico de movimentação de cargas em 2024

Operação com píer flutuante em Itacoatiara garantiu abastecimento e escoamento da produção na maior seca do Amazonas
Por Redação em 19 de dezembro de 2024 às 7h17
Super Terminais registra recorde histórico de movimentação de cargas em 2024
Foto: Ricardo Sassaki
Foto: Ricardo Sassaki

O Super Terminais alcançou, em 2024, o maior volume de movimentação de cargas de sua história, totalizando 264.805 TEUs, o equivalente a cerca de 140 mil contêineres. Esse resultado foi possibilitado pela instalação de um píer flutuante em Itacoatiara (AM) em setembro deste ano, medida que garantiu o abastecimento e escoamento da produção da Zona Franca de Manaus durante a estiagem mais severa já registrada no Amazonas.

O porto de Manaus retomou as operações após o período crítico de seca. No dia 12 de dezembro, o navio MSC Manya chegou ao terminal com mais de 950 contêineres, marcando o início da recuperação da região. Em Itacoatiara, as operações serão encerradas hoje, com a atracação do último navio do ano, o NC Bravo. A relevância da operação foi reconhecida pelo Governo do Amazonas, que concedeu ao diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, a Medalha ao Mérito Legislativo por sua contribuição à economia local.

“Apesar dos desafios impostos pela estiagem, nosso compromisso com o Amazonas foi mantido. Este resultado é fruto do trabalho e empenho de toda a equipe”, afirmou Di Gregorio.

Contribuição da operação em Itacoatiara
Desde setembro, o píer flutuante de Itacoatiara movimentou mais de 33 mil contêineres e cerca de 840 mil toneladas de cargas, operando em regime 24 horas por dia, sete dias por semana. No total, 27 navios foram atendidos, alcançando uma média de 36 movimentos por hora (MPH).

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o Amazonas registrou, até outubro, US$ 13,7 bilhões em importações, superando o total de 2023. A previsão é atingir US$ 16 bilhões até o final do ano, o maior valor desde 2017.

O píer foi instalado em uma área de 300 mil metros quadrados adquirida exclusivamente pelo Super Terminais. Localizado na margem esquerda do rio Amazonas e com acesso rodoviário, o espaço inclui um módulo de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura, equipado com guindastes e geradores que garantem a operação de navios de diversos portes.

Impactos econômicos e logísticos
A operação em Itacoatiara exigiu um investimento de R$ 55 milhões, utilizado na aquisição de equipamentos, estudos de solo e infraestrutura, além de custos operacionais como transporte e alojamento de funcionários. A iniciativa permitiu o transbordo eficiente de contêineres para Manaus, reduzindo o impacto logístico da seca na Zona Franca.

“Essa estrutura foi essencial para o abastecimento e escoamento da produção durante um período crítico. O transporte entre Itacoatiara e Manaus foi otimizado, com tempos médios de viagem de 18 horas na ida e 12 horas na volta”, destacou Di Gregorio.

Histórico do Super Terminais
Com mais de 25 anos no mercado, o Super Terminais é considerado o terminal privativo mais eficiente do Polo Industrial de Manaus. A empresa opera cargas em contêineres, cargas soltas e de projetos, destacando-se por práticas voltadas à sustentabilidade. O terminal é reconhecido como o único porto no Brasil classificado como verde, devido às suas iniciativas de preservação da floresta amazônica e investimento em tecnologia para operações mais eficientes.

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