Em um relatório divulgado neste domingo (18) pelo Centro de Pesquisa em Economia e Negócios Globais da Associação de Exportadores (CIEN-ADEX), destaca-se que um total de 8.477 empresas peruanas expandiram sua presença nos mercados internacionais durante o ano de 2023, registrando um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Segundo os dados fornecidos, as microempresas representaram 58,7% do total, seguidas pelas pequenas empresas com 32,4%, as grandes com 7,2% e as médias com 1,7%. As micro, pequenas e médias empresas (MPEs) concentraram 92,8% de todas as unidades exportadoras, mostrando um desempenho sólido no cenário internacional.
Em termos de valor FOB (Free on Board - preço da mercadoria na origem), os despachos nacionais totalizaram 63,355 bilhões de dólares durante o ano passado. Foi observado que 95,4% foram realizados pelas grandes empresas, seguidas pelas pequenas (3%), médias (1,2%) e microempresas (0,4%).
No entanto, apesar de as micro e pequenas empresas representarem a maioria em quantidade, acumularam apenas 3,5% do valor total, o que, segundo a ADEX, demonstra uma alta fragmentação e coloca em risco sua permanência no exterior.
O relatório também destaca que o número de empresas exportadoras tradicionais teve um crescimento de 62,8%, alcançando um novo recorde histórico de 1.296. Enquanto as empresas de valor agregado, com um total de 10.963, não conseguiram atingir seu recorde histórico de 2012 (11.147).
O setor agroindustrial se destacou como o mais numeroso, com 2.235 empresas exportadoras, seguido pelo setor metalomecânico, químico, vestuário e mineração, entre outros.
Quanto aos destinos dessas exportações, os Estados Unidos lideraram a lista com 2.443 empresas exportadoras, seguidos pela União Europeia, Chile e Equador.
Por fim, a Adex destacou o aumento de 44,9% nas exportações destinadas aos Emirados Árabes Unidos, apontando um aumento significativo na diversificação dos mercados.
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