Serviço é voltado para transporte de produtos com alto valor agregado
A Eichenberg & Transeich está iniciando este mês um serviço de transporte intermodal para exportações com destino à Cordilheira dos Andes. As cargas seguirão por via marítima até Buenos Aires (Argentina) e, de lá, de avião para a capital chilena, Santiago. “Estamos no início das ofertas. Este será um serviço de valor competitivo para lotes de até três toneladas”, explica Carlos Antonio Gonzalez, diretor Comercial e para o Mercosul da empresa. “Teremos duas saídas marítimas por semana do Porto de Santos, com transit time de três dias, e as saídas aéreas para Santiago serão realizadas em dias alternados”.
A Eichenberg pretende aproveitar o benefício das tarifas mais baixas da parceria firmada com uma companhia aérea, cujo nome ainda não divulga, para garantir lucratividade na nova operação. “Este acordo nos deu esta competitividade e já estamos em negociações com outra empresa aérea para oferecer embarques diários, aumentando a gama de opções”, completa Gonzalez. Com o transporte aeroportuário, a intenção da Eichenberg é a criação de uma alternativa às exportações já realizadas pela empresa para os países vizinhos pelo modal rodoviário.
Com a intenção de atender principalmente aos exportadores dos segmentos de manufaturados de alto valor agregado da Região Sudeste, como autopeças e eletroeletrônicos, a empresa fará todos os embarques pelo Porto de Santos inicialmente, mas há a possibilidade de utilização do Porto de Rio Grande. A previsão de movimentação é de duas mil toneladas de carga para este ano. “Este é um projeto que, a partir do Chile, deverá estender-se aos demais países andinos, mas estamos ainda em estudos”, completa Gonzalez.