Os Correios foram responsáveis, nos dias 13 e 20 de novembro, pelas entregas em todo o país das 6,8 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Foram pouco mais de 45 mil malotes contendo a provas, entregues em 12.062 pontos de 1.747 municípios brasileiros. Para isso, foram utilizados 4.608 veículos e 24 aviões cargueiros. A ação contou com a participação de mais de 10 mil empregados dos Correios.
Leia mais: Correios reduzem prazo de entregas do Sedex e ampliam atendimento
A logística do Enem é considerada bastante complexa devido à capilaridade, com distribuição de malotes em todo o território nacional, utilizando diversos modais de transporte, além de envolver segurança pública federal, estadual e municipal, consórcio aplicador e o próprio Inep.
Além da entrega das provas, os Correios são responsáveis pela coleta de todos os malotes com as folhas de respostas dos dois dias do exame. Em seguida, a estatal realiza a logística reversa de todo o material para as centrais de correção do consórcio aplicador. Todo o processo é feito com escolta militar.