A Gollog, unidade de soluções logísticas da Gol Linhas Aéreas, realizou na última semana o transporte de quatro jacutingas – aves nativas do Brasil, exclusivas da mata atlântica e ameaçadas de extinção – que saíram do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR) para serem reintegradas à natureza na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
As jacutingas transportadas nasceram no Parque das Aves. Os profissionais do local tratam animais resgatados e, desde 2000, garantem a reprodução da espécie, que já gerou mais de 90 filhotes desde então. Em 2017, o Parque das Aves estabeleceu uma parceria com a Ong Save Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil) que, por meio do Projeto Jacutinga, trabalha na reabilitação e soltura das aves para conservação. A Ong será a responsável por reintroduzir os quatro animais na natureza, assim como ocorreu com outras 37 aves que já foram reintroduzidas pelo projeto desde 2016. Todas as jacutingas serão monitoradas, verificando-se o desempenho individual de cada animal.
“A Gollog sabe da importância da conservação da vida selvagem para o meio ambiente, tema que integra o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Gol. Sempre contribuímos com as Ongs para os transportes delicados de animais, que demandam expertise dos profissionais envolvidos e cuidados especiais no manuseio e acondicionamento dos mesmos, para que eles cheguem bem e diretamente para a natureza”, afirma Daniel Bassi, coordenador de Mercado e Produtos da Gol.
Por meio do serviço especializado Gollog Animais, a empresa está preparada para realizar transportes de animais domésticos e silvestres em caixas especiais e em conformidade com as regras da aviação civil, para a total segurança e conservação das espécies.