O Cais 2 do TCG Imbituba (SC), terminal de cargas gerais administrado pela Santos Brasil, foi a área escolhida para realizar o desembarque da terceira pá eólica de um protótipo de aerogerador da WEG, que será instalado na cidade de Capivari de Baixo, no Sul do estado de Santa Catarina.
A pá de 72 metros de comprimento e 22,5 toneladas é a maior já transportada em navio porta-contêiner. A operação foi um recorde mundial segundo a Aliança Navegação e Logística, detentora do navio Vicente Pizón, de onde a carga foi desembarcada. A operação foi planejada e construída pela Santos Brasil, junto com o Porto de Imbituba, a partir de uma obra para adequação do portão de saída e nivelamento de piso do pátio para recebimento da carga, com a movimentação simultânea de dois guindastes.
Outras duas pás já haviam sido descarregadas. O conjunto integra um projeto de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a Engie Brasil e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), desenvolvido pela Weg.
“Essa bem sucedida operação reforça a capacidade operacional da Santos Brasil em oferecer soluções para clientes de diversos segmentos e com os mais diferentes tipos de carga”, afirma o diretor Comercial de operações portuárias da Santos Brasil, Danilo Ramos.