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Wilson Sons movimenta portainer Super Post Panamax adquirido pela MultiRio

Operação ficou sob a responsabilidade das unidades de negócios de Agenciamento Marítimo e de Rebocadores
Por Redação em 23 de novembro de 2020 às 10h44

A Wilson Sons divulga que suas unidades de negócios de Agenciamento Marítimo e de Rebocadores participaram da entrega do novo portainer Super Post Panamax para o terminal de contêineres da MultiRio, no Porto do Rio de Janeiro. Fabricado pela ZPMC, o guindaste saiu da fábrica em Shanghai, na China, no início de outubro e chegou ao Brasil na última quarta-feira, 18 de novembro.

Devido às dimensões do equipamento, que, somadas às da embarcação, chega a 102 metros de altura, a operação exigiu procedimentos e autorizações especiais. Um dos pontos de atenção foi a segurança de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, localizado próximo da Baía de Guanabara, onde está o Porto do Rio.

A Wilson Sons foi responsável pelo agenciamento marítimo do navio Zhen Hua 23, que trouxe o equipamento para o país. “Realizamos o acompanhamento da atracação, com comunicações prévias à Aeronáutica sobre as manobras de entrada e saída”, diz o supervisor de Operações da divisão da Agência Marítima da Wilson Sons, Marcio Bragança.

Wilson Sons movimenta portainer Super Post Panamax adquirido pela MultiRio
Divulgação

A empresa informa que tem mais de dez operações desse tipo já realizadas por sua unidade de negócio de agenciamento marítimo, que coordenou toda a documentação da embarcação com as autoridades, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Marinha, Polícia Federal e, nesse caso, com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. “É um trabalho que exige planejamento, com a organização de um grande volume de informações e rotinas”, destaca Márcio Panisset, gerente da divisão da Agência Marítima.

Já a unidade de negócios de Rebocadores da companhia atuou nas manobras de atracação do navio de 243,85 m de comprimento. Foram utilizados quatro rebocadores na operação, que demorou um pouco mais de duas horas. “Foi um trabalho complexo em função do porte do equipamento. Temos bastante experiência nesse tipo de manobra e o resultado foi bem positivo”, conta o diretor Comercial da divisão de Rebocadores, Elísio Dourado.

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