O operador logístico multimodal Brado apresenta ao mercado um novo projeto que busca oferecer sustentabilidade e eficiência elevadas aos serviços de transporte de carga. A empresa começou a testar, neste segundo semestre de 2020, contêineres de 53 pés na ferrovia.
A novidade foi pensada para atender o mercado interno brasileiro. O contêiner de 53 pés pode ser utilizado no formato double-stack, na parte superior (sobre dois contêineres de 20 pés ou sobre um contêiner de 40 pés). O projeto faz parte dos planos da Brado de atender o mercado interno via Ferrovia Norte-Sul a partir do ano que vem. Além do desenvolvimento do equipamento em si, a empresa se uniu a parceiros para desenvolver um novo implemento rodoviário para que o contêiner possa ser transportado também por caminhões.
“O vagão double-stack começou a operar em junho de 2019 e já veio preparado para receber o contêiner de 53 pés no nível superior. Neste ano, decidimos fabricar alguns protótipos com fornecedores locais. Os clientes interessados vão experimentar o novo equipamento no trecho de 1.400 quilômetros entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT)”, explica Marcelo Saraiva, presidente da Brado. “Com essa ferramenta, vamos acelerar ainda mais o foco da companhia no crescimento de negócios no mercado interno, ligando gente que produz com gente que consome com segurança e sustentabilidade.”
Segundo o executivo, o contêiner de 53 pés suporta o mesmo peso total de um de 40 pés: cerca de 27 toneladas. “Mas como ele tem uma metragem cúbica maior, é mais indicado para cargas leves e volumosas, como produtos de higiene pessoal, materiais de construção como tubos e conexões, bens de consumo e embalagens”, destaca.
De acordo com a própria Brado, o projeto avançou por conta do ecossistema de inovação criado junto a seus fornecedores. Em parceria com a empresa eContainer, dez protótipos foram feitos a partir de contêineres de 40 pés. No caso do implemento rodoviário, o parceiro foi a Rodofort, que já fabrica esse tipo de produto. O contêiner tem 16,15 x 2,90 metros e o caminhão com o implemento chega a aproximadamente 20,1 metros de comprimento, com a sua altura chegando a 4,40 metros quando carregado. Já foram produzidas duas carretas, sendo que uma é utilizada na região de Sumaré e a outra em Rondonópolis.
“Os dois protótipos – contêiner e carreta – foram desenvolvidos após muitos estudos técnicos e de engenharia”, diz Igor Coffani, head do projeto na Brado. Parte do desenvolvimento do protótipo de 53 pés envolveu a criação de um novo Bic-code, código do Bureau International des Containers (BIC) para identificação dos equipamentos. “A numeração permite a identificação do proprietário, de características técnicas e facilita a circulação, por ser aceita internacionalmente”, explica Coffani.