A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, desenvolveu uma alternativa para exportação de ferro-gusa. A rota une a operação ferroviária da VLI e o embarque portuário no Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS), em Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Dois embarques já foram realizados, totalizando quase 100 mil toneladas. O destino é o mercado chinês.
Nessa solução, a carga é capturada em terminais ferroviários no interior de Minas Gerais e segue pela ferrovia até o litoral capixaba. O novo ponto de embarque permite o acesso de navios de grande porte – para o ferro-gusa os embarques poderiam chegar a 70 mil toneladas –, o que é fundamental para atendimento ao país asiático, que vem ganhando cada vez mais representatividade na compra do insumo brasileiro.
O objetivo da VLI é ampliar as opções portuárias para os clientes e aumentar o volume. “Seguimos com as operações no Porto de Paul, para navios de até 40 mil toneladas, e continuaremos trabalhando junto à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e outros parceiros para viabilizar também os embarques top-off por meio do Terminal de Capuaba ou do cais comercial. Dessa forma, a meta é aumentar nosso market share de 30% para pelo menos 50% nas exportações desse produto”, destaca o gerente geral Comercial da VLI, Asley Ribeiro.
A solução criada é avaliada pela Kéntron, empresa brasileira que comercializa ferro-gusa e que utiliza a VLI e suas operações. “É relevante para nós contarmos com alternativas para conectar a produção nacional e o mercado internacional. A rota desenvolvida gera um ganho de escala e acreditamos na perenidade do fluxo”, diz o gerente de Exportação da Kéntron, Breno Faria.