Ibovespa
128.521,38 pts
(1,26%)
Dólar comercial
R$ 5,82
(0,11%)
Dólar turismo
R$ 6,05
(0,15%)
Euro
R$ 6,06
(-0,51%)

Raízen tem novo terminal de combustíveis em Itaqui

Empresa aplicou R$ 200 milhões na estrutura, que tem capacidade para movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano
Por Redação em 20 de julho de 2020 às 10h07 (atualizado às 10h40)

O complexo portuário de Itaqui, na capital do Maranhão, recebeu uma nova base de distribuição de combustíveis. A Raízen iniciou, no fim de maio, as operações do terminal ferroviário de São Luís que, segundo a empresa, deve se tornar o ponto primário de importação de derivados e de exportação de etanol, interligando refinadores privados do Brasil e do exterior.

Ao todo, a companhia investiu R$ 200 milhões na estrutura, que tem capacidade para movimentar 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano e pode armazenar até 80 milhões de litros de gasolina A e diesel S10 e S500. O terminal foi construído em um terreno de 140 mil m² na retroárea do Porto de Itaqui, no polo industrial de São Luís, e vai multiplicar a oferta de combustíveis na área de influência do porto, afetando positivamente os estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e Mato Grosso, além de funcionar como hub de cargas para outros portos nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Raízen tem novo terminal de combustíveis em Itaqui
Divulgação

O investimento também tem como objetivo ajudar na redução dos custos na cadeia produtiva agrícola e de transportes da região, além de trazer benefícios para o Maranhão, como os quase mil empregos diretos e 500 indiretos gerados no período de obras, 50 empregos diretos ligados à operação e a contratação preferencial de materiais e serviços da região.

O terminal se integra a uma malha de bases ferroviárias novas, recém-construídas pela Raízen em Porto Nacional (TO) e Marabá (PA), além das bases ferroviárias existentes em Teresina e Açailândia (MA). Esse grupo de terminais e bases de distribuição foram concebidos para serem os ativos mais eficientes da companhia no longo prazo, operando grandes composições ferroviárias conectadas pela malha ferroviária da Ferrovia Centro-Atlântica na região. Também haverá aumento da área de influência após a expansão da Ferrovia Norte-Sul.

“A inauguração do terminal de Itaqui é um importante marco logístico e econômico para o país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em um momento tão incerto como o que enfrentamos atualmente, a nova operação irá gerar empregos e movimentará o setor positivamente, ajudando na manutenção de setores essenciais da economia, reduzindo custos e otimizando processos”, diz o vice-presidente de Logística, Distribuição e Energia da Raízen, Antonio Simões.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar