O iFood anuncia que, a partir de janeiro do próximo ano, dará início a um projeto piloto com robôs autônomos, que está sendo desenvolvido em conjunto com a Synkar Autonomous, empresa que atua no desenvolvimento de inteligência artificial. O robô que está sendo projetado para atender as especificações da operação tem capacidade para transportar até 30kg e autonomia de 12 horas.
“O uso de robôs autônomos é um passo em direção à aplicação de inteligência artificial para uma experiência de entrega ainda mais eficiente. É com o olhar para o futuro que estamos sendo pioneiros em testar equipamentos autônomos para entregas, garantindo otimização logística pela complementaridade com outros modais. Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, diz o gerente de Inovação Logística do iFood, Fernando Martins.
Durante a fase de testes, o veículo autônomo fará a primeira etapa do deslocamento total da entrega, fazendo a retirada do pedido no restaurante, localizado dentro da praça de alimentação, e levará até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador retira os pedido e seguirá com a entrega por moto ou bicicleta, por exemplo. A próxima fase dos testes com o robô contemplará a última etapa da entrega, que compreende em receber o pedido pelo entregador e deslocá-lo até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais.
“Essa iniciativa é um marco para a indústria e para a mobilidade urbana no Brasil. Ela representa o domínio de uma tecnologia que poderá ser a chave para colocar o país entre os mais competitivos do mundo. A parceria com o iFood é especialmente estratégica pela sua possibilidade de massificação da tecnologia de carros autônomos”, afirma o CEO da Synkar Autonomous, Matheus Theodoro.
Micromobilidade
A empresa também divulga que passou a utilizar uma nova patinete para as operações locais. Os equipamentos foram desenvolvidos pela Scoo, empresa responsável pelo aluguel do modal, para atender às necessidades dos parceiros entregadores. Com uma estrutura mais resistente, estável e com maior autonomia de bateria, os equipamentos também contam com reforço no sistema de segurança e sinalização.
A nova geração das patinetes entrou em operação esta semana nas regiões da Avenida Paulista e do Itaim Bibi, em São Paulo. Nesta fase inicial, serão 20 equipamentos disponibilizados e, até o final de novembro, outros 130 entram em operação. A previsão é que o número seja expandido nos próximos meses em outras localidades. As patinetes receberão a marca do iFood e a empresa fará a conexão entre os parceiros de entrega que utilizarão o modal com a sua parceira Scoo, que será responsável pelos pacotes de aluguel diário, semanal e mensal com planos especiais aos parceiros entregadores.
“Depois de uma série de iniciativas com modais elétricos, realizamos pesquisa com os parceiros de entrega e notamos que há uma melhora no dia a dia deles. Essa nova geração de patinetes foi desenvolvida a partir de um trabalho conjunto e do exercício de ouvir e entender as necessidades dos parceiros entregadores. Além disso, ao criar um ecossistema multimodal, conseguimos trazer mais eficiência logística para a operação com a complementaridade de veículos”, conta Martins.
Para chegar nesse novo modelo personalizado, foi realizado um mês de testes, com a participação de entregadores e um engenheiro da Scoo, que veio da China para desenvolver a patinete de acordo com as necessidades apontadas pelos parceiros de entrega. A nova geração desse modal possui freio a disco, pneu maciço de oito polegadas e capacidade máxima para 150 kg.
“Esse projeto nos faz acreditar ainda mais no poder transformador da micromobilidade e, principalmente, nos benefícios a partir dessa mudança de hábito e relação de confiança”, salienta o CEO da Scoo Mobilidade, Denis Lopardo.