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Porto Itapoá registra crescimento no longo curso e na cabotagem

O forte aumento das importações no primeiro semestre representou um avanço de 34% em relação ao mesmo período de 2016
Por Redação em 17 de julho de 2017 às 11h35

O Porto Itapoá, localizado no litoral Norte de Santa Catarina, alcançou dois novos recordes: a maior movimentação de contêineres em um único mês, com 34 mil unidades, registrada em junho, e o maior volume de importações em um semestre, de janeiro a junho deste ano.

O forte aumento das importações no primeiro semestre representou um avanço de 34% em relação ao mesmo período de 2016. Também houve incremento de 12% nas exportações e de 24% no segmento de cabotagem em relação ao primeiro semestre de 2016.

Porto Itapoá

Inaugurado em junho de 2011, o Porto Itapoá já é o sexto maior terminal brasileiro em movimentação de contêineres, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Para o diretor Comercial do porto, Roberto Pandolfo, o aumento dos volumes movimentados em Itapoá ano a ano tem grande relevância. “Do ponto de vista financeiro, esse incremento é obviamente significativo. Comercialmente, o aumento constante nas cargas de importação e exportação demonstra que o Porto Itapoá está consolidado como uma importante via logística de entrada e saída para a indústria brasileira”, diz.

O bom desempenho no primeiro semestre foi em grande parte resultado de uma operação especial, montada pelo terminal para atender à demanda dos clientes que enfrentavam dificuldades para movimentar suas cargas durante o período de chuvas no estado de Santa Catarina.

Situado na Baía da Babitonga, com águas abrigadas, o Porto Itapoá oferece mais segurança para a navegação e para as operações portuárias. Esse tem sido um importante diferencial para a cadeia logística de Santa Catarina que, mesmo com situações climáticas adversas, não precisa migrar suas operações para portos de outros estados.

Em paralelo a esse crescimento, o Porto Itapoá está desenvolvendo a ampliação de suas instalações. Com as obras de expansão, iniciadas no segundo semestre de 2016, a capacidade de movimentação de cargas passará dos atuais 500 mil TEUs para 2 milhões de TEUs anuais. Com investimentos que somam R$ 500 milhões, o projeto tem prazo de conclusão de até cinco anos.

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