A Total Express vai destinar, no decorrer de 2016, investimentos totais de R$ 20 milhões em ações como automação, treinamento e adequação de frota. O objetivo do operador logístico é buscar mais eficiência e qualidade nos serviços prestados, além de dedicar atenção especial à estrutura de atendimento ao segmento business to business (B2B), que de acordo com a própria Total é uma das prioridades nos negócios da empresa.
Os investimentos começaram há dois meses, com o lançamento de um aplicativo que permite ao embarcador acompanhar, em tempo real, o status de entrega das encomendas. Além disso, a Total Express estruturou uma equipe comercial focada no atendimento B2B, realizou ajustes na área de cobrança, promoveu treinamento das equipes operacionais e fez adequações nos veículos e procedimentos da última milha.
A Total vai implantar ainda um novo modelo multiorigem de coleta e despacho de cargas, que prevê a captação de encomendas em mais de 100 unidades da empresa espalhadas pelo Brasil. Atualmente, as coletas são realizadas apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com o novo formato, a Total estará estruturada para atender às grandes redes regionais, tanto no e-commerce quanto no B2B.
“Muitos varejistas estão trabalhando com estoques reduzidos em suas lojas físicas, o que aumentou a demanda por entregas fracionadas em lojas, quiosques e shopping centers”, diz Claudio Prado, presidente executivo da Total. “A expectativa é que, até o final do ano, a participação das entregas B2B nos negócios da empresa dobre de tamanho”.