O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), assinou, em fevereiro, um contrato com a Brink’s para a construção e operação de uma estrutura de segurança especial dentro do Terminal de Cargas (Teca) do aeroporto, para garantir o gerenciamento logístico adequado de cargas de alto valor.
Uma área exclusiva de 2.000m² do Teca será destinada a abrigar a nova estrutura. O local contará com toda a infraestrutura física e tecnológica de segurança utilizadas em operações similares nos mais importantes aeroportos de todo mundo, incluindo área especial com temperatura controlada, para cargas de produtos farmacêuticos e outras que demandem esse tipo de ambiente.
A filial da Brink’s Viracopos, além de abrigar em segurança a carga, disponibilizará uma estrutura para oferecer serviços de monitoramento na importação, entrega e transporte para o aeroporto com carros e carretas fortes dedicados à operação.
Para a exportação, haverá uma área dedicada exclusiva para cargas que aguardam o processo de paletização, operação que será realizada com vigilância até o embarque na aeronave. “A Brink’s já atua nesse segmento em vários países e estabelecer essa parceria com Viracopos reforça nossos atributos em soluções inteligentes de segurança e logística”, afirma o presidente da empresa no Brasil, Fernando Sizenando.
Com a implantação unidade em Viracopos, os órgãos anuentes passarão a ter mais uma área de conferência segregada, completando o ciclo de segurança da carga, ou seja, a solução permitirá que não haja a exposição da carga importada e exportada em nenhum momento do processo legal, já que a instalação será mais um setor de armazenagem especial dos terminais de carga.
“Viracopos dá mais um passo para atender às necessidades dos nossos clientes do terminal de cargas. Temos que oferecer soluções inéditas e a implantação da Brink’s no nosso Aeroporto é mais um sinal de que buscamos o que o mercado tem de melhor”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster.