O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) publicou, na última quarta-feira, 15 de outubro, o edital de Pré-Qualificação da Concorrência Pública 099/2014 para contratação das obras de ampliação e derrocamento do Canal de Nova Avanhandava, trecho que compõe a hidrovia Tietê-Paraná. Os envelopes com as propostas serão abertos no próximo dia 25 e a obra está orçada em R$ 280 milhões.
A Pré-Qualificação é a primeira fase da licitação. Nesta etapa, serão avaliados os requisitos técnicos e financeiros das empresas interessadas em executar a obra. A avaliação da habilitação está prevista para final de dezembro, quando será publicado o resultado e convocadas as companhias para apresentação das propostas comerciais. A assinatura do contrato e o início das obras estão previstos para março de 2015.
Com a escavação, o canal de navegação de Nova Avanhandava ganhará mais dois metros de profundidade no acesso à eclusa. As melhorias, que serão executadas em 10 km da hidrovia, visam possibilitar a compatibilização do uso do reservatório tanto para o transporte de cargas como para a geração de energia.
A Licença Ambiental Prévia (LP) para as obras de ampliação e derrocamento do Canal de Nova Avanhandava foi concedida no dia 17 de setembro pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Modal
A hidrovia Tietê-Paraná possui 2.400 km de extensão, sendo 1.600 km no Rio Paraná e 800 km no Estado de São Paulo e conecta cinco dos maiores estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.