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SBTC habilitada pelo MDIC junto ao Programa Inovar-Auto

SBTC habilitada pelo MDIC junto ao Programa Inovar-Auto. Detentora dos direitos da comercialização da marca Sinotruk pode, agora, iniciar as obras de sua unidade fabril
Por Redação em 26 de agosto de 2014 às 10h47

A SBTC Indústria de Veículos S/A, detentora dos direitos de comercialização e uso de tecnologia da marca chinesa Sinotruk no Brasil, foi habilitada, no último dia 14 de agosto, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), por meio da portaria nº 210, junto ao Programa Inovar-Auto. A empresa habilitou-se na categoria “Projeto de Investimento”. Com isso, a montadora iniciará as obras de sua unidade fabril que estará localizada no município de Lages (SC), ocupará uma área total de 1 milhão de m² e demandará R$ 300 milhões em investimentos.

A prefeitura, responsável pela terraplenagem da área, iniciou o processo licitatório que, até o final do próximo mês de setembro, estará concluído. O serviço será realizado em uma área de 180 mil m² com o objetivo de prepará-la para as obras civis que contemplam, entre outros, a construção da estrutura de 34 mil m² que abrigará a linha de montagem.

A terraplenagem tem início previsto para o próximo mês de outubro e deve durar três meses. A partir de janeiro de 2015, será iniciada a construção civil da fábrica, com prazo de duração total estimada em 12 meses. Segundo o diretor-presidente da SBTC, Joel Anderson, a expectativa é a de que as primeiras unidades sejam produzidas em julho de 2016.

Com capacidade produtiva instalada de 8 mil unidades por ano, a linha de montagem começará produzindo caminhões Sinotruk da linha extrapesada em regime de Completely Knock-Down (CKD). De acordo com a companhia, o volume produzido no primeiro ano de operação deverá ser de 1.800 unidades. Até o final 2017, adequando-se ao que dita o Programa Inovar-Auto, a empresa tem como meta atingir o índice de 60% de nacionalização de componentes de seus caminhões e ampliar a gama de produtos, ingressando na linha de veículos comerciais médios e semipesados.

Até o início da operação da fábrica, os cavalos-mecânicos da família Sinotruk A7 (4x2, 6x2 e 6x4) continuarão a ser importados da China, bem como as peças e componentes das famílias de caminhões A7 e Howo. A SBTC terá uma cota de importação anual de 1.250 caminhões, isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até o início das atividades de produção em solo nacional.

De acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), desde o início das operações da Sinotruk no Brasil, tendo as importações da marca iniciadas no ano de 2009, foram emplacados 2.200 caminhões.

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