A Global Cold Chain Aliance (GCCA) e a Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (Abiaf ) anunciaram, neste mês de maio, um acordo a fim de ampliar a presença da GCCA na América do Sul e auxiliar a Abiaf no aumento de sua gama de serviços prestados nas áreas de comunicação, treinamentos, eventos, governo e relações internacionais.
Segundo o vice-presidente de Programas Internacionais da GCCA, Richard Tracy, o acordo fortalece as duas associações. “A partir de agora os associados da Abiaf também fazem parte da GCCA e poderão ter acesso a todos os recursos disponíveis”, diz. Em contrapartida, afirma, a associação brasileira irá auxiliar a entidade internacional a ter acesso ao mercado brasileiro, estreitando, assim, as relações internacionais e aumentando a visibilidade de seus associados perante o mercado internacional.
A GCCA representa todas as grandes indústrias envolvidas na logística de armazenagem frigorificada e foi fundada a partir de uma aliança entre as maiores instituições internacionais do setor. Entre as instituições que figuram aliança estão a International Association of Refrigerated Warehouses (IARW), o World Food Logistics Organization (WFLO), a International Refrigerated Transportation Association (IRTA) e o International Association for Cold Storage Construction (IACC).
Fundada em 1979 a ABIAF tem como objetivo defender os interesses do setor. De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Cefri, companhia associada à entidade, Roberto Fantoni, a diretoria e os associados da associação estão muito satisfeitos com a parceria. “Agora, além dos serviços prestados pela Abiaf, também teremos acesso aos benefícios da GCCA”, comemora.